A gravidez já dá um cansaço fora do comum. Porém, com o trabalho e a correria do dia a dia, nem sempre é possível que a gestante descanse o suficiente. No entanto, segundo uma pesquisa, tirar um cochilo durante a gravidez faz muito bem para o bebê.
A fim de avaliar os benefícios da soneca durante a tarde para as gestantes e seus bebês, os pesquisadores analisaram referências de testes em mais de 10 mil participantes e acabaram constatando que mães que tem o hábito de cochilar durante a gestação têm menos probabilidade de ter um bebê com baixo peso ao nascer.
De acordo com o estudo, publicado no periódico Sleep Medicine, as gestantes que cochilavam por um período de 60 a 90 minutos durante a tarde diminuíam em 29% a probabilidade de ter um bebê com baixo peso no momento do nascimento.
A pesquisa concluiu também que, caso a gestante tivesse o costume de cochilar durante a tarde, fazendo isso de cinco a sete vezes por semana, a probabilidade do bebê ter pouco peso ao nascer diminuía 22%.
Um recém-nascido com baixo peso (menos de 2,5 Kg) pode ter diversas complicações, como problema de desenvolvimentos dos órgãos e respiratórios. Geralmente, eles precisam ficar em observação na UTI Neonatal até que consigam atingir um peso saudável.
De acordo com os pesquisadores, o estudo comprova que o sono é uma parte muito importante para o desenvolvimento saudável da gestação, assim como alimentação e exercícios físicos. Por isso, é muito importante manter uma rotina de descanso.
Vídeos recomendados:
Mãe segura pela primeira vez seu bebê de 350g, que nasceu com apenas 25 semanas
Um pai desesperado conseguiu amamentar o seu bebê e a sua história viralizou na Internet