Principalmente nesta época do ano, em que o ar está mais seco e as alergias costumam aparecer, a vontade de coçar os olhos fica ainda mais forte.
No entanto, esse hábito pode ser muito perigoso para a saúde ocular. Segundo especialistas, pode causar sérios danos à córnea.
É isso mesmo: Esfregar os olhos constantemente e com muita força pode fazer com que a córnea mude de formato, deixando-a irregular. Isso pode ocasionar diversos problemas na vista, como o aparecimento e aumento do astigmatismo, que faz a visão ficar desfocada.
Além disso, o atrito criado no momento em que o olho é coçado também pode resultar em uma doença bastante grave conhecida como ceratocone. Isso ocorre quando a córnea fica com um formado de cone e o resultado é uma distorção na visão.
Portanto, se você sofre com aquela coceira irritante nos olhos, que parece não acabar nunca, a solução não é coçar. Primeiro, é importante procurar um oftalmologista para saber a causa da coceira e para que o especialista possa receitar medicamentos para aliviar os sintomas.
Em um momento de crise, antes de coçar, tente lavar os olhos com soro fisiológico. Outra possibilidade é usar um xampu neutro para higienizar as sobrancelhas e os cílios, sempre mantendo os olhos fechados. Muitas vezes, resíduos de cosméticos, poluição e impurezas podem causar essas irritações. Mas lembre-se, evite de coçar os olhos!
Vídeos recomendados:
Saiba mais sobre a psoríase: sintomas e fatores de risco
10 sinais de que a sua circulação sanguínea está com baixo índice de oxigênio