Um grupo de oftalmologistas israelenses da Zedek Medical Center desenvolveu recentemente um tipo de colírio capaz de reparar danos significativos nas córneas.
É uma fórmula criada com nanopartículas que são chamadas de “nanogotas” e que já foram testadas em alguns animais, como porcos, e até agora tiveram sucesso.
Até o final de 2018 a fórmula passará a ser testada em humanos e, se for bem sucedida, muitas pessoas poderão parar de usar óculos. Segundo o Dr. David Smadja, que é o líder da pesquisa revolucionária, essas gotas podem mudar completamente a tecnologia oftalmológica e os tratamentos para pessoas que sofrem de miopia, astigmatismo e outras doenças dos olhos.
Shutterstock
É uma notícia formidável, porque é uma invenção revolucionária que vai mudar a vida de muitas pessoas que usam lentes ou óculos.
Essa nova invenção mudará para sempre a maneira de corrigir a visão.
Ainda não se sabe com certeza quantas gotas serão necessárias para substituir as lentes, nem quanto custará este tratamento.
Mas se esses resultados forem positivos, as pessoas que precisarem dessa ajuda também terão que usar um aplicativo em um smartphone para monitorar e verificar a refração do olho, criando um padrão de leitura a laser.
A nanotecnologia já foi aplicada em outras pesquisas, algumas inclusive também consistiam na aplicação de gotas oftalmológicas, mas parece que essa pesquisa em especial é a mais adequada.
Foi demonstrado no Institute of Ophthalmology, em Londres, Inglaterra, que é possível criar nanopartículas que curam doenças oftalmológicas através de um medicamento chamado Avastin.
Shutterstock
Por sua vez, uma outra pesquisa feita por cientistas da Universidade Nacional de Taiwan foi capaz de desenvolver outro tipo de colírio para infecções causadas por bactérias. Esta pesquisa, em particular, pode eliminar as bactérias que produzem ceratite.
É incrível o que a ciência veio descobrir, você não acha?