Todos nós sabemos que temos um cérebro no topo da cabeça, protegido por uma cobertura chamada crânio.
E, embora não entendamos sua maneira intrincada de processar as coisas, sabemos que ela controla todas as funções do nosso corpo. Dito isso, permita-me soltar uma bomba e contradizer tudo o que você aprendeu até agora sobre esse assunto: nós temos dois cérebros! E não para por aí: o segundo está localizado no nosso intestino.
Nosso Sistema Nervoso Entérico é composto de milhões de neurônios e controlam coletivamente o movimento de nossos intestinos. Esta informação foi obtida por um grupo de cientistas australianos e em seus estudos eles explicam como é que isso funciona.
▼ Bônus: Vídeo Inspirador ▼
Corpos humanos não serão enterrados ou cremados no futuro, eles serão dissolvidos. Confira este método ecológico!
A Flinders University of Australia escolheu uma equipe dos seus melhores cientistas e descobriu como as cargas elétricas funcionam em nosso intestino para remover os resíduos de nossas entranhas inferiores.
O que eles investigaram: o comportamento ”cerebral” do intestino, que emite ondas elétricas pulsantes para remover resíduos do corpo.
Os cientistas ficaram surpresos com o funcionamento do nosso sistema nervoso entérico. O autor do estudo e neurofisiologista Nick Spencer disse que era um mistério para nós como essas grandes populações de neurônios entéricos ajudavam a excretar os resíduos de nossos corpos.
E para descobrir esse mistério, a equipe da Universidade Flinders estudou 400.000 neurônios de intestinos de camundongos. Eles acabaram descobrindo que é a pulsação elétrica rítmica que é responsável pela excreção apropriada de resíduos.
Os autores explicaram que essa ação coordenada do sistema nervoso entérico estimula enormes populações de neurônios excitatórios e inibitórios, e até neurônios sensoriais. Este processo simulativo é conhecido como complexo motor migratório do cólon (CMMC).
Este processo ocorre quando não estamos comendo e transporta colônias bacterianas para fora e para dentro de nossos intestinos.
Este é o processo culpado pelos roncos constrangedores do seu estômago!
O trato gastrointestinal é o único que tem seu próprio sistema nervoso e seus processos, por razões óbvias; portanto, ele não depende do cérebro ou da medula espinhal.
Esta descoberta do segundo cérebro vai mudar os próximos tratamentos de doenças relacionadas ao intestino!
Compartilhe com seus amigos e familiares :)