Se houvesse diferentes versões do inferno, dependendo do motivo da paixão, para especialistas em bem-estar animal, seria o zoológico central de Pyongyang, na Coréia do Norte.
O zoológico foi inaugurado em 1959 pelo líder supremo original da Coreia do Norte, Kim Il-sung. Apesar das alegações dos Kims de que são entusiastas de animais, as condições de vida dos animais no zoológico são deploráveis.
De acordo com um especialista em bem-estar animal, todos os animais mostraram “sinais clássicos de tormento” e que o zoológico é “um dos piores casos de abuso psicológico de animais já vistos”.
Para ilustrar como as condições infernais existem, houve um incidente em que uma rara tigresa branca lamentava agonizantemente seu filhote morto e tentava reviver seu corpo sem vida. Apesar disso, a equipe negligenciou a situação do tigre e seu companheiro. Ainda pior, as crianças que estavam assistindo a cena foram forçadas por seus professores a aplaudir e bater palmas.
Segundo o Dr. Chris Draper, que é chefe de bem-estar da Born Free Foundation, organização de defesa dos direitos dos animais, o zoológico era “totalmente inapropriado” para todos os animais.
Falando para o Mirror , ele disse: “Suas gaiolas são pequenas, vazias e não há meios de se retirar da visão pública para elas. É mais alarmante ver a mãe [tiger] e filhote natimorto. Deveria ter havido um veterinário em cena imediatamente.
Wendy Higgins, da Humane Society International, disse: “Esta é uma visão rara e devastadora sobre a existência incrivelmente pobre de animais neste zoológico.
“Não é de admirar que nós vemos grandes felinos demonstrando estereótipos repetitivos de gaiola, sinais clássicos de sofrimento mental à medida que os animais lutam para lidar com a monotonia e a privação”.
A maioria dos animais no zoológico foi recebida como presente em todo o mundo, mas as autoridades não investiram tanto cuidado quanto os animais mereciam.
Jornalistas ligados ao Mirror relatam que durante sua jornada de duas horas pelos jardins do zoológico, eles viram apenas dois funcionários do zoológico. Apesar de não demonstrar nenhuma preocupação com as condições dos animais, eles até se mostraram orgulhosos de como mantinham o zoológico.
Kim Il-sung visitou o zoológico 20 vezes em sua vida enquanto seu filho Kim Jong-Il foi 31 vezes. O atual líder, Kim Jong-un, visitou o site seis vezes até agora. Jong-un, que admirava as cobras mortais que faziam parte da atração, gastou milhões para a atualização do zoológico em 2016. De fato, a entrada principal é moldada na forma de uma enorme cabeça de tigre. Bastante irônico, considerando o triste estado dos tigres no zoológico.
Assista ao vídeo de um chimpanzé fumando!
Apesar de toda a atenção dada pelos Kims ao zoológico, que tem sido o favorito de três gerações de Líderes Supremos, nenhum deles resultou em qualquer melhoria nas condições dos animais do zoológico.