O Mieloma Múltiplo é um tipo de câncer que afeta a medula óssea e aumenta o número de plasmócitos, célula responsável por produzir imunoglobulina e trabalhar na defesa do organismo.
Raro, menos de 150 mil casos deste tipo de câncer são diagnosticados no Brasil por ano.
Quem sofre dessa doença tem os ossos, sistema imunológico, rins e contagem de células vermelhas do sangue afetados. É mais comum entre pessoas acima de 65 anos, mas pode surgir em pacientes de qualquer idade.
Sintomas:
É necessário tomar cuidado, pois essa condição pode não apresentar nenhum tipo de sintomas no início. Porém, conforme progride, os pacientes podem sentir dores nas costas, fraqueza, cansaço excessivo e perda de peso sem motivo. Além desses sintomas, também podem aparecer:
- Sede excessiva
- Constipação
- Complicações nos rins
- Infecções
Diagnóstico:
O diagnóstico de Mieloma Múltiplo pode ser feito através de exames de sangue, que indicarão que o paciente está com elevado nível de cálcio e anemia. Exames de urina e dos ossos podem comprovar o diagnóstico.
Tratamento:
O tratamento é feito através de medicação, quimioterapia e radioterapia. Em casos mais graves, pode ser realizado um transplante de células-tronco, que aliviarão os sintomas da doença e retardarão seu avanço.
Infelizmente, o Mieloma Múltiplo não tem cura definitiva e também não pode ser prevenido. Porém, quanto mais rápido o paciente buscar tratamento, maiores são as chances de se tratar as complicações causadas pela doença.