A primeira coisa sobre a calvície é que ela é progressiva, ou seja, vai surgindo aos poucos, normalmente na adolescência, no topo da cabeça de maneira quase imperceptível.
E isso não é apenas para os homens, a calvície ameaça também a vaidade das mulheres!
De acordo com a sociedade Brasileira do Cabelo, 90% das mulheres se queixam de queda de cabelo, já a calvície propriamente dita atinge 5% da população feminina.
O primeiro passo é perceber a diferença entre queda excessiva e calvície. Uma pessoa perde em torno de 120 fios de cabelo por dia. Já a calvície tem como sintoma a rarefação de fios em certas regiões do couro cabeludo, mas sem queda visível de cabelos.
Em seguida o ideal é procurar um especialista, que com uma série de exames irá definir se a paciente realmente está ficando calva!
Entre as causas para a calvície estão a falta de proteína na alimentação, questões genéticas e alterações hormonais.
Já para o tratamento, que não deve ser adiado, existem medicamentos orais que resolvem 90% dos casos, sem precisar de transplantes. Os resultados costumam surgir um mês depois do início do tratamento
O tratamento por via oral se trata de suplementos nutricionais específicos para o cabelo, as fórmulas normalmente contém sais minerais e cofatores que entram na composição do cabelo: vitamina b, ferro, zinco e queratina.
Se este tratamento não der certo a paciente pode recorrer a medicamentos injetáveis, tratamentos com choque, que limpam o couro cabeludo, micro pigmentação e transplante de cabelo!
Gostou destas dicas para ficar mais atenta à saúde de seu cabelo? Conte para nós nos comentários e não deixe de seguir nossa página para mais posts como esse :)