Para entender melhor o que são cálculos ou pedras na vesícula biliar, vamos começar a falar sobre a vesícula biliar.
O que é a vesícula biliar?
A vesícula biliar é um órgão muito pequeno, medindo de 7 a 10 cm. Ninguém imagina que, por ser assim, ela tenha uma função tão importante quanto o armazenamento da bile, que é um líquido produzido pelo fígado. Este líquido esverdeado é responsável por ajudar a digerir as gorduras.
Sintomas de inflamação
Às vezes, quando a vesícula biliar fica inflamada, pode causar sintomas como febre, diarréia constante, tontura, vômito ou indigestão e perda de apetite.
Como os cálculos são formados?
O problema mais comum na vesícula biliar é quando cálculos ou pedras começam a se formar, o que nada mais é do que a bile endurecida, conhecida em termos médicos como colelitíase. No início, um tipo de areia é formado até que se transforma em pedras.
A formação de tais cálculos deve-se a vários fatores, como tabagismo, uso prolongado de contraceptivos, falta de atividades físicas e ingestão de alimentos gordurosos, com carboidratos simples, como pão branco, refrigerantes e falta de frutas e fibras na dieta.
Como evitar os cálculos?
Uma dieta equilibrada pode ajudar. O ideal é evitar ao máximo alimentos processados, industrializados, gordurosos e salgados e tentar incluir mais frutas, verduras, saladas cruas e alimentos integrais na dieta diária, além de beber muita água.
Tratamento
O diagnóstico e tratamento devem ser feitos por um gastroenterologista. As formas de tratar este problema são através da educação alimentar, medicamentos, ondas de choque ou, em alguns casos, dependendo da gravidade do caso, recomenda-se a remoção da vesícula biliar por meio de uma intervenção cirúrgica.
O que você achou dessa história? Por favor, deixe sua opinião na seção de comentários abaixo.
E compartilhe este post seus amigos no Facebook!
Vídeo recomendado!
10 sinais de que a sua circulação sanguínea está com baixo índice de oxigênio
Deve-se notar que este artigo é apenas para fins informativos, e que em nenhum momento deve ser considerado como aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Nunca pare de procurar aconselhamento médico.