Historicamente falando, a beterraba sempre foi muito conhecida por seus benefícios medicinais.
Contudo, com o avanço da ciência e tecnologia, a cura natural se tornou cada vez menos difundida com a disseminação de remédios feitos em laboratórios.
Por isso, é sempre bom relembrar que existem alternativas para os malefícios em alimentos que podemos consumir diariamente. Esta planta de cor e sabores característicos, além de ser rica em minerais, vitaminas e diversos nutrientes, também pode auxiliar no combate desses 12 problemas de saúde que falaremos abaixo:
1. Fluxo sanguíneo
A beterraba é rica em nitratos, e por isso ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo no cérebro o que contribui para uma boa circulação.
2. Desintoxica o fígado
O fígado é indispensável para limpar e livrar nosso corpo de toxinas, por isso, ele precisa de uma ajuda extra de vez em quando para se desintoxicar também. Isso geralmente se dá pelos hábitos alimentares poucos saudáveis que podemos levar. Como a beterraba contém betaína, isso ajuda a manter o órgão em pleno funcionamento.
3. Auxilia nos sintomas da menopausa e combate outros distúrbios menstruais
A beterraba contém muito ferro, ajudando na recomposição das células vermelhas do sangue, isso contribui para melhorar a saúde do corpo feminino, principalmente naqueles dias.
4. Previne e trata o câncer
Sabia disso? Além de tudo que já enumeramos e ainda iremos enumerar, a beterraba também possui propriedades antitumorais, e auxilia no processo de renovação celular.
5. Controle da pressão arterial
Comentamos acima sobre os nitratos, certo? Eles também ajudam a reduzir a pressão sanguínea e, por isso a beterraba é ideal para quem tem problemas de pressão alta.
6. Propriedades anti-inflamatórias
Por ser antioxidante, a beterraba pode também prevenir o envelhecimento precoce, ajudando a desinflamar os processos inflamatórios do nosso corpo.
7. Ajuda com a prisão de ventre
A beterraba tem um papel fundamental em diversos problemas digestivos e vai além, ajudando a combater a prisão de ventre.
8. Ótimo combate contra anemia
Isso porque a beterraba possui uma alta quantidade de ferro em sua composição, sendo super recomendada para quem está com anemia.
9. Benéfica para os músculos
Se você consumir beterraba regularmente, estará ajudando a fortalecer e aumentar a potência dos seus músculos.
10. Efeitos positivos na pele
Graças as suas propriedades antioxidantes, a beterraba é ótima para combater o envelhecimento precoce. Além disso, ela contém altas quantidades de ácido fólico que, além de ajudar a combater as rugas, também ajuda em outros problemas de pele.
11. Ajuda contra a depressão
Vegetais folhosos e isso também inclui a beterraba, possuem em sua composição um componente muito importante para a saúde do cérebro, que é a betaína e o triptofano. Ambos estão intimamente ligados ao tratamento da depressão.
12. Previne problemas no desenvolvimento do feto
Quem já ficou grávida sabe o quão importante é o ácido fólico, pois ajuda na perfeita formação do feto, evitando problemas como espinha bífida. Contudo, ela deve ser consumida com moderação pelas gestantes.
Tá vendo só? Beterraba é tudo de bom!