1.
Power Plant IM, Charleroi, Belgium
Originalmente construído em 1921, a Power Plant IM costumava ser uma das maiores usinas de energia de queima de carvão da Bélgica – sua enorme torre de resfriamento (foto) conseguiu arrefecer 480 mil litros de água por minuto em seu auge.
Mas, como sabemos, com grande poder vem grande poluição, e a Power Plant foi responsável por 10 por cento das emissões totais de dióxido de carbono em todo o país.
Houve grande protesto por parte do Greenpeace, e a usina foi encerrada em 2007.Embora possam deixar de fornecer eletricidade, as torres abandonadas ainda oferecem uma vista estranhamente bonita, não?
2. The Maunsell Sea Forts, England
Embora pareçam adereços de uma adaptação cinematográfica do ilme Wall-e, essas gigantes torres de metal no estuário do Tamisa foram construídas para proteger a Inglaterra de ataques aéreos alemães durante a Segunda Guerra Mundial. Os fortes foram desmantelados na década de 1950, e as torres abandonadas foram usadas por operadores de rádio piratas nas décadas seguintes.
3. Great Train Graveyard, Uyuni, Bolivia
Uyuni é conhecida principalmente pelos seus lagos vermelhos, mas a região boliviana tem outra atração turística incomum – um “cemitério” de trens antigos e abandonados.
No início do século XIX, foram feitos planos para estender a rede de transporte de Uyuni e construir mais trilhos de trem pela da cidade, mas o projeto foi abandonado devido a dificuldades técnicas e tensões com indígenas locais.
Os trens ainda eram usados para transportar minerais para cidades portuárias no Pacífico, mas os minerais acabaram na década de 1940, os mineiros deixaram a cidade e o equipamento foi deixado no deserto.O tempo e os ventos salgados corroeram os trens, resultando no cemitério a céu aberto que tanto cativa os turistas.
4. Buzludzha Monument, Kazanlak, Bulgaria
O Monumento a Buzludzha foi construído no final da Guerra Fria pelo regime comunista búlgaro, que esperava que ele servisse de sede prominente e oficial para o Partido Comunista da Bulgária. Embora o monumento tenha sido abandonado e fechado ao público em 1989, exploradores continuam a contemplar a cúpula de outro mundo.
5. Kolmanskop in the Namib Desert
Kolmanskop é uma cidade fantasma no deserto da Namíbia construída em 1908, perto da cidade portuária de Lüderitz. A cidade foi habitada por alemães e sua construção tinha como objetivo a busca e exploração de diamantes. Entretanto, Kolmanskop foi abandonada em 1954 devido ao esgotamento desses minérios.
Por estar dentro de um deserto, com o passar dos anos a areia começou a invadir o lugar. Hoje, as casas estão envolvidas por dunas de areia, impressionando pela sua estranha beleza.
6. The remains of the SS Ayrfield in Homebush Bay, Australia
Estes destroços enferrujados, flutuando sobre as águas rasas, foram invadidos por árvores. Onde antes havia trilhos e cordas, agora há ramos, cascas e raízes, criando uma cúpula verde gigante que de longe chama atenção.
7. Fishing hut on a lake in Germany
Esta antiga cabana de pesca foi construída nas águas cristalinas do lago Obersee, na Alemanha. O lago está dentro do Parque Nacional de Berchtesgaden, na área montanhosa dos Alpes de Berchtesgaden, muito perto das fronteiras com a Áustria. O parque nacional foi criado em 1978 para proteger a beleza natural da área. Parece que foi tirado de um sonho, não?
8. Holland Island in the Chesapeake Bay
A Holland Island é uma ilha pantanosa e erodida na Baía de Chesapeake, no condado de Dorchester, Maryland, a oeste de Salisbury. A ilha já foi habitada por homens e fazendeiros, mas desde então está abandonada.
A ilha foi originalmente instalada nos anos 1600, recebendo o nome de Daniel Holland, o comprador original da propriedade e xerife do condado de Dorchester.
Em 1850, a primeira comunidade de famílias envolvidas com pesca e agricultura desenvolveu-se na ilha.Em 1910, a ilha tinha cerca de 360 habitantes, tornando-se uma das maiores ilhas habitadas da baía de Chesapeake.
A comunidade da ilha tinha 70 casas, lojas e outros edifícios. Tinha sua própria agência postal, escolas, uma igreja, equipe de beisebol, centro comunitário, médicos, etc.Os ilhéus apoiaram-se principalmente pela dragagem de ostras, pescando por shad e crabbing… quem vê essa foto não acredita que a ilha já foi tão densamente habitada no passado.
9. The Kerry Way walking path between Sneem and Kenmare in Ireland
O Kerry Way é uma trilha de de 214km no Condado de Kerry, na Irlanda. Ela normalmente é concluída em nove dias, e é considerada como o mais longo dos trilhos nacionais marcados pela Irlanda.
O Kerry Way foi proposto pela primeira vez em 1982, e a trilha foi construída por trabalhadores locais.
10. El Hotel del Salto in Colombia
Localizada no alto de um penhasco, constantemente coberta pela névoa e abandonada por mais de duas décadas, a Casona del Salto mais parece uma casa mal-assombrada de contos de fadas.
No passado, ela abrigava o Hotel del Salto, uma hospedaria de luxo para turistas que queriam desfrutar da natureza local.
Com a criação de uma hidroelétrica na região, e a poluição do rio, os turistas foram escasseando e o hotel acabou sendo fechado. Seu aspecto abandonado e o fato de que muitas pessoas escolhiam a região para cometer suicídio reforçaram as lendas de que o local seria amaldiçoado.
Se você gostou desse artigo, compartilhe com seus amigos e curta a nossa página! :)