Tem muita gente que critica pais e mães por “darem colo demais” aos filhos, dizem que a criança vai ficar muito dependente, apegada demais e mimada.
Porém, uma pesquisa feita pelo Departamento de Psicologia da Universidade de Notre Dame comprovou que quanto mais colo, melhor.
De acordo com as descobertas, bebês que recebem esse conforto desde cedo acabam se tornando adultos mais saudáveis, produtivos, gentis e empáticos, desmistificando a ideia de que esse tipo de afeto “estraga” a criança.
Segundo Darcia Narvaez, uma das professoras responsáveis pelo estudo, o comportamento afetuoso com os pequenos tem um forte impacto em quem eles se tornarão no futuro. “O que os pais fazem naqueles primeiros meses e anos afeta a forma como o cérebro do bebê vai se desenvolver e impacta no resto de suas vidas, então, muito colo, toque e embalo, é tudo que os bebês precisam”.
A professora Narvaez afirma que a sensação de conforto e o carinho que recebem só traz benefícios para as crianças.point 152 | Como os sistemas cognitivos do bebê ainda estão se formando, quanto mais calmos e felizes ficam, melhor é para o desenvolvimento.point 261 |
Por isso, uma técnica muito comum, a de deixar a criança chorando até que pare sozinha, pode ser até prejudicial.point 94 | “Na idade adulta, as pessoas que não foram bem-cuidadas e receberam afeto tendem a ter mais estresse reativo e também mais dificuldade de se acalmarem sozinhas”.point 230 | 1
Para chegar a essas conclusões, os cientistas investigaram o comportamento de 600 adultos e descobriram que os que foram embalados quando pequenos se tornaram adultos menos ansiosos e com melhor saúde mental.
Os resultados do estudo constataram que uma infância recheada de carinho, afeição, atenção e muito colinho resulta em adultos mais estáveis e saudáveis, que se saem melhor em situações de conflito, são mais amáveis e empáticos com o próximo.
Vídeos recomendados:
Reação de órfão no tribunal, após ser adotado, faz todo mundo chorar
Teste de DNA revela uma verdade inimaginável sobre gêmeos nascidos de barriga de aluguel