Todos os anos, muitos asteroides passam próximo à órbita da Terra.
A grande maioria, não apresenta risco algum para a nossa vida. Outros, deixam os astrônomos bastante apreensivos com sua possível rota, fazendo com que eles fiquem acompanhem cada “passo” do corpo celeste, garantindo que não haja risco de colisão com o nosso planeta.
O asteroide conhecido como 2015 TB145, não apresenta qualquer perigo para nós. No entanto, seu formato inusitado atraiu a atenção dos cientistas. Com aproximadamente 625 metros de largura, o corpo celeste com forma de caveira sorridente foi descoberto em 2015, quando se aproximou na Terra, curiosamente, no dia 31 de outubro. Isso mesmo, bem no Dia das Bruxas.
No próximo dia 11 de novembro, a “Caveira Sorridente” irá passar novamente perto da atmosfera. De acordo com a Nasa, desta vez o asteroide ficará a 38 milhões de quilômetros da superfície terrestre, que equivale a um quarto da distância entre nosso planeta e o sol. Depois, o corpo celeste só voltará a se aproximar de nós em 2082.
Quando os astrônomos avistaram o 2015 TB145 pela primeira vez, ficaram bastante impressionados com seu formato incomum. Por isso, tiraram diversas fotos. A rocha esférica apresentava cavidades muito parecidas com as oculares e ainda uma proeminente abertura no “nariz”. A coincidência de ter passado no Halloween fez com que os especialistas o apelidassem de caveira.
Dead comet that will safely zip by Earth on Oct 31 looks eerie like a skull: https://t.co/8bq4UBrFO9 #HappyHalloween pic.twitter.com/gICZTSLcZr
— NASA (@NASA) October 30, 2015