A ansiedade está presente na vida da grande maioria das pessoas.
É bastante comum sentir seus sintomas antes de um acontecimento importante, como entrevista de emprego, vestibular, provas de concurso, casamentos ou primeiro dia de aula. Isto ocorre por causa de uma antecipação do futuro, que faz com que o cérebro se preocupe demasiadamente com o que está por vir.
O problema é quando esta ansiedade sai do controle e acaba afetando todos os aspectos do seu dia a dia, até as coisas mais banais. Muitas vezes, as pessoas deixam se ficar ansiosas apenas antes de algo importante e acabam sentindo estes sintomas com frequência. O nome disso é Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG).
Quem sofre deste transtorno sabe como uma crise pode ser apavorante. O sentimento de agonia, o medo, a dificuldade de respirar, a dor no peito. O TAG pode ser muito debilitante e precisa de tratamento. Para isso, é preciso saber reconhecer seus sintomas psíquicos e físicos, que causam graves efeitos no corpo.
Sintomas físicos da ansiedade:
– Dor no peito;
– Tremores;
– Palpitação;
– Dificuldade de respirar;
– Dificuldade de engolir;
– Sudorese;
– Boca seca;
– Cansaço extremo;
– Tontura;
– Alteração no apetite;
– Perturbação do sono;
– Tensão muscular.
Sintomas psicológicos da ansiedade:
– Medo constante;
– Apreensão;
– Preocupação exagerada;
– Dificuldade de concentração;
– Inquietação;
– Mau pressentimento constante;
– Pensamentos agitados;
– Nervosismo extremo;
– Repetição insistente de pensamentos;
– Vigilância constante;
– Irritabilidade.
Como saber se minha ansiedade é normal ou patológica?
É preciso observar se os sintomas são constantes e como eles afetam o seu dia a dia. A ansiedade se torna patológica quando passam a prejudicar a sua vida, impedindo que você conclua atividades simples como trabalhar e dormir. Os gatilhos para as crises também passam a ser coisas comuns do cotidiano, como pagar contas ou falar ao telefone.
Como ter um diagnóstico?
Para saber exatamente o tipo de ansiedade, é preciso procurar um profissional especializado, ou seja, um psicólogo ou psiquiatra.
Quais são os tratamentos?
Após receber o diagnóstico de um especialista, ele irá indicar o tratamento que acha mais adequado. Consultas regulares com um terapeuta são fundamentais para que a pessoa consiga identificar e tratar as causas de sua ansiedade. Em alguns casos, são receitados ansiolíticos ou, até mesmo, antidepressivos.
Existem outras alternativas de tratamento que são comprovadamente eficazes, como exercícios físicos regulares, a prática de Ioga e meditação, além de uma reeducação alimentas. Todos estes, claro, precisam ser acompanhados da terapia.