A introdução alimentar dos bebês é sempre um momento difícil para as mamães e os papais. Além de diminuir um pouco o vínculo que a criança cria através do aleitamento materno, é um período de muitas dúvidas. Sem falar que alguns bebês simplesmente rejeitam a nova alimentação, choram bastante e se recusam a comer.
Para ajudar esses pais, a pediatra e nutróloga do HCor (Hospital do Coração) Daniela Gomer deu dicas que vão facilitar e muito esse momento complicado. Segundo ela, um dos erros mais comuns é bater os alimentos no liquidificador. A médica explica que a papinha deve ser pastosa, mas não líquida. Então, o mais aconselhável é cozinhar os alimentos e amassá-los.
A especialista também comenta que as frutas também devem ser introduzidas nesse período, sem restrições, e que a principal preocupação deve ser que as frutas sejam frescas. De preferência, da estação.
Para ela, é importantíssimo que a alimentação dos bebês seja a mais variada possível nessa fase, pois a repetição exagerada de algum ingrediente pode fazer com que a criança se torne muito seletiva no futuro. Então, inclua alimentos de todos os grupos, como cereais, leguminosas, ovo, carnes, legumes e verduras. Comida fresca e feita na hora também desperta todos os sentidos da criança.
Lembre-se que usar ingredientes frescos é imprescindível. Além disso, não use sal nessa fase inicial. Em vez disso, opte por temperos e ervas naturais para dar um gosto especial.
Vídeos recomendados:
Reação de órfão no tribunal, após ser adotado, faz todo mundo chorar
O curioso caso das gêmeas siamesas que superaram as expectativas médicas