A água é essencial para o transporte e distribuição de nutrientes para o nosso corpo, auxiliando também na absorção da glicose e desses nutrientes.
Ela é tão fundamental para a nossa saúde, que o nosso corpo pára de funcionar após 5 dias, em média sem água (em regiões frias, pode-se sobreviver até sete dias; em regiões quentes, de três a quatro). Ainda, segundo a maioria dos médicos, uma pessoa adulta deve beber, em média, de 1,5 a 2l diários de água, variando conforme seu peso, metabolismo, estilo de vida, etc.
Ainda que você beba mais do 2l de água diariamente, duvidamos que ultrapasse os hábitos do alemão Marc Wübbenhorst, cujo consumo diário é de 20 litros! Sim, você leu certo: uma única pessoa consome 20l de água diariamente – em uma semana, isso dá 140 litros! Em um ano, pasme: cerca de 7300 litros.
O caso de Marc repercutiu em sites de notícia porque ele tem sede o tempo todo, devido a uma condição rara de saúde.point 94 | Desde que ele se lembra, é um sedento nato.point 129 | Mas o que poderia ter causado isso nele? Uma rara doença metabólica chamada diabetes insípida, caracterizada pela sede constantemente e pela urina extremamente diluída.point 274 |
A doença de Marc é causada pela deficiência do hormônio antidiurético, conhecido como vasopressina, ou pela insensibilidade dos rins a este hormônio.point 129 | Dessa forma, incapaz de concentrar urina, o sistema renal de Marc exige que ele consuma muita, mas muita água.point 221 |
Mas, felizmente, hoje o alemão consegue viver relativamente bem, após anos de convivência e aprendizado com a doença.point 101 | 1
Curiosidade: Marc tem altas chances de se desidratar e morrer, caso não beba água na quantidade certa. Ao passo em que uma pessoa normal demora cerca de 5 dias para se desidratar seriamente e morrer, no caso de Marc isso levaria apenas algumas horas. Para se ter uma ideia, se Marc ignora a sua sede por uma hora sequer, ele passa a sentir-se tonto e confuso, seus lábios secam e ele pode chegar a desmaiar.
Então a essa altura você já deve ter imaginado que a vida do alemão demanda muito planejamento. Arquiteto, Marc é muito bom em planejar. Ele sabe gerenciar as viagens longas de carro, carrega consigo uma ou duas garrafas extras de água o tempo inteiro, e a sua casa é toda equipada para lhe suprir as necessidades da sua rara condição, que o acompanha desde o nascimento.
Mas não, nem sempre a doença de Marc foi fácil de ser levada. Quando criança, ele desenvolveu depressão por causa disso. Não queria fazer nada, não sentia curiosidade pelas coisas e faltava-lhe ânimo para realizar as atividades da escola, como pintar, colar e brincar. Sempre exaurido, o menino não conseguia sequer dormir por mais de duas horas seguidas! Tudo pela necessidade de beber água e ir no banheiro.
Hoje em dia, Marc conta que precisa ir ao ao banheiro 50 vezes por dia, em em média. Em entrevista ao site alemão Neue Westfälische, Marc contou de uma vez em que esteve próximo da morte: voltava de trem para casa, após um longo dia de trabalho, e já não tinha consigo uma garra d’água, pois já havia bebido todas as suas – nada problemático nisso, pois ele não demora mais do que 20min para chegar em casa do trabalho. No entanto, o trem quebrou no meio do caminho!
Ao descer, finalmente, na sua estação, Marc conta que estava prestes a perder a consciência, mas encontrou um amigo por acaso que sabia da sua condição e que lhe deu água. É surreal como uma coisa tão simples e cotidiana como a água possa ter um efeito tão mortal sobre um ser humano, se privado dela por algumas duras!
E então, você gostou dessa história? Gostaríamos de ouvir a sua opinião! Quantos livros d’água você toma por dia? Já conheceu alguém que bebesse tanto quanto Marc? Ah, não esqueça de curtir a nossa página para ler mais artigos como esse! :)