O Natal vem sempre acompanhado de comentários inoportunos ou situações constrangedoras, pois festas em família consistem de comentários inadequados e piadas sem a menor graça! Mas também sentimos saudades dos clichês do Natal… afinal, do que seria a cerimônia natalina sem esses dez ingredientes que selecionamos abaixo?
1. UVA PASSA
Ai, ai. Tudo passa, até a uva passa… mas por que ela insiste em ficar por tanto tempo, certo? Bom, talvez você goste de uva passa na comida, mas com certeza conhece quem não goste! Eu, por exemplo, sou do time de: Uva passa, tô fora, pego minha farofa e vou embora!
Uma dica pra não passar por perrengues gastronômicos é levar uma marmitinha, caso você tenha muitas restrições do que comer. Assim, não tem como ser pego de surpresa!
2. PARENTES CHATOS QUE VOCÊ SÓ VÊ 1x POR ANO
Só os vemos uma vez por ano, no Natal, e essa pouca convivência parece ideal. No entanto, nessa noite a presença desses parentes nos irrita muito, pois não gostamos de seus comentários, piadas, gostos, presentes… bom, a dica aqui é respirar fundo e se aproximar dos parentes mais queridos. Você não precisa se obrigar a conversar com pessoas que não gosta, apenas aguentar ficar algumas horas na mesma sala que elas!
3. CHIQUEZA DESNECESSÁRIA
Afinal, se passamos o Natal com a família, por que vestir-se tão bem? Para as fotos? Não faz sentido. Não estamos num reality show, certo? Se isso incomoda você, escolha uma roupa confortável e sempre prefira cores elegantes como o branco e o preto. E, bem, priorize o conforto – só não vá de chinelos, claro.
4. O PERU
Coitado dos perus… além de virar ceia, ainda servem de piada pros parentes mais sem graça! Por exemplo, qual o nome dado a um salto artístico de um peru? Resposta: uma “peru-êta”.
Ai… eu sei, é péssimo. Apenas sorria e saia de fininho nesses momentos. Ou estude todas as piadas possíveis e estrague a surpresa, respondendo a charada antes da pessoa!
5. A TIA ASSASSINA DA AUTOESTIMA
Sai pra lá, velha pentelha! Todo mundo tem aquele tio ou aquela tia que fazem perguntas dolorosas e inconvenientes, sobre nosso trabalho, estudo, namoro, peso, etc etc etc. Se você não puder mandá-la catar coquinhos, opte pela resposta bem humorada. Se, por exemplo, ela perguntar a você sobre os seus namorados, responda algo como: ”Ué, tia, qual deles? Não esquece que eu tenho vários!”. Quem sabe assim ela fica quieta…
6. MEIAS DE PRESENTE
Quando você era menor, ganhar meias de presente poderia ser um pesadelo, mas admita que hoje em dia você até fica feliz em receber um presente tão útil. É claro que não esperamos ganhar um simples par de meias de amigo secreto, quando em troca surpreendemos alguém com um presente muito mais elaborado, mas tente se concentrar no verdadeiro espírito do Natal, que é a união e a celebração da paz. E não se preocupe: você já tem meias novas pra usar na academia!
7. AMIGO SECRETO LADRÃO
Alguém sempre sai frustrado nessa brincadeira. Fala sério, roubar o presente dos outros sob a lógica da sorte de ser chamado por último? Se eu fosse você, proporia outra brincadeira. Vai que você perde um presente super legal e acaba ganhando um saco de uvas passas…
8. MÚSICAS NATALINAS
Elas irritam, enlouquecem e aumentam as chances de quebrar o som e a televisão. Mas calma: tente primeiro baixar o volume.
9. PARENTADA BÊBADA
Eita. Essa é a parte constrangedora da festa. Parentes falando bobagens bem alto, contando segredos e desenterrando histórias desconhecidas por você. Mas procure se divertir e entrar no jogo! Provavelmente ninguém lembrará disso amanhã… ah, e se você for um pouco mais atrevido, quem sabe registrar esses momentos no celular não fosse divertido?
10. INTERAGIR COM O PAPAI NOEL?
Ah, não seja injusto. Você se lembra como isso era importante quando você era menor. Se há pequenos na família, alimente a sua fantasia! Interaja com o estranho velhinho, receba seus presentes e lhe dê um abraço de agradecimento – afinal, vai que ele é real mesmo…
Fotos: Buzzfeed