A maioria das pessoas dorme com travesseiros e não se imagina tendo uma boa noite de sono sem um. Mas você sabia que dormir sem travesseiros pode ser benéfico à saúde? Hoje nós vamos apresentar alguns prós e contras para que você forme a sua própria decisão.
As 7 vantagens
#1 Dormir sem travesseiro previne dores nas costas e no pescoço
O fato de não possuir um apoio à noite faz com que você durma numa superfície plana, anatomicamente correta. Geralmente, nós fazemos ”montinhos” com os travesseiros e isso gera elevações que não são saudáveis para a nossa postura.
#2 Um sono melhor
Sem travesseiro, o corpo é obrigado a procurar uma posição mais confortável envolvendo os músculos das costas e do pescoço. Um travesseiro geralmente tensiona ainda mais esses músculos, o que causa dor e sensação de fadiga.
#3 Uma pele mais limpa
Isso vale para as pessoas que gostam de dormir de lado. Ao fazer isso, entupimos os nossos poros com suor e sujeira. Ao dormir sem travesseiro, é provável que você comece a dormir de barriga para cima.
#4 Uma melhor postura
Dormir em uma superfície plana ajuda a restaurar o sistema músculo-esquelético porque permite que você assuma a postura correta que o travesseiro muitas vezes faz com que você não adote.
#5 Prevenção da deformidade da cabeça em crianças
Como sabemos, os ossos do crânio são elásticos, principalmente em bebês. Dessa forma, dormir sobre um travesseiro deve ser evitado em crianças menores de 6 meses. Como a criança não consegue segurar bem o bastante a própria a cabeça, o bebê pode se sufocar no travesseiro. Só utilize travesseiros a partir dos dois anos e olhe lá…
#6 Reduz o nível de estresse
Como você deve ter constatado, dormir sem travesseiros, por melhorar o sono e a postura, só pode mesmo reduzir o nível de estresse da pessoa.point 140 | Além disso, estudos revelaram que dormir em uma posição incorreta devido a um travesseiro errado faz com que você acorde com frequência durante a noite e procure uma posição mais confortável – isso contribui com mau humor, falta crônica de sono, aumento de estresse e pode inclusive contribuir para problemas cardíacos.point 415 | 1
#7 Previne dores de cabeça
Dormir sobre um travesseiro macio retarda a circulação sanguínea ao redor da cabeça, e isso pode fazer com que você sinta dor pela manhã. Ao alterar a circulação de sangue na cabeça, isso significa que o seu cérebro está recebendo menos oxigênio: é uma coisa séria.
As 5 desvantagens
#1 O ronco
Pessoas que tem problemas com ronco talvez prefiram dormir com travesseiro porque ele facilita a retração da língua. Isso diminui o ronco e ajuda na qualidade do seu sono.
#2 O hábito de dormir de lado
Quando a sua única posição confortável de dormir é a de lado, então o travesseiro é essencial, pois não é saudável apoiar o rosto com as suas mãos – isso pode acarretar em problemas sérios de circulação.
#3 Algumas doenças
Nesses casos de doença, é recomendável manter a cabeça levemente erguida durante a noite de sono:
- predisposição ao acidente vascular cerebral isquêmico;
- refluxo gastroesofágico;
- congestão nos pulmões;
- glaucoma, e
- insuficiência cardíaca.
#4 Distúrbios da circulação sanguínea cerebral
Dormir de costas pode provocar dores de cabeça devido à deterioração da circulação sanguínea nas artérias vertebrais.
#5 Osteocondrite
Você sabia que dormir sobre uma superfície plana pode ser uma razão para a osteocondrose da coluna cervical? É que, ao dormir de lado, a cabeça repousa em um ângulo maior em relação ao colchão, então se você preferir essa posição em particular, saiba que não se recomenda abandonar o travesseiro!
Agora você já sabe quais são os prós e contras no uso ou não de travesseiros ao dormir e já pode tomar a sua decisão de maneira responsável e consciente.
E então, o que você achou desse artigo? Por favor, deixe sua opinião na seção de comentários abaixo.