Se seu bebê anda muito teimoso, mau humorado e birrento, saiba que ele pode estar passando por um período complicado chamado de “adolescência do bebê”.
Ela vai dos 18 meses aos 3 anos e, segundo o pediatra e neonatologista Dr. Jorge Huberman, é um período de intensas alterações fisiológicas.
O que acontece é que, nessa fase, as crianças começam a conseguir expressar suas vontades e não entendem quando seus desejos não são atendidos. Por causa disso, eles ficam mais birrentos e teimosos, quase como se mudassem de personalidade. Às vezes, a birra é tanta que os pequenos até acabam desrespeitando os pais.
Ao ocorrer a diferenciação dos pais e a percepção de que são indivíduos independentes e que por isso podem ter suas próprias vontades, eles ainda não estão maduros emocionalmente para lidar com uma resposta negativa. Eles também não entendem seus próprios sentimentos de raiva, tristeza e frustração, e como não conseguem verbalizar o que estão sentindo, fazem isso através do choro, o que os pais consideram como a famosa birra.
Sintomas que indicam que seu filho possa estar passando pela “adolescência do bebê”:
- Irritação
- Crises de choro
- Alterações na qualidade do sono
- Agitação durante a noite
- Agressividade
- Seletividade alimentar
- Não aceitar ser contrariado
Como lidar com os pequenos rebeldes?
Dr.
Jorge Huberman dá uma dica importante sobre como os pais devem lidar com os filhos na hora da birra: É importante acolher a criança em um abraço e explicar a ele que entende como ele se sente. Porém, assim que a criança se acalmar, é necessário fazê-lo entender que aquele comportamento é errado e que ele deve respeitar certos limites.É importante lembrar que a criança não entende o que está sentindo e o que está acontecendo e que ainda não sabe colocar seus sentimentos em palavras.
Porém, nada de pânico. A fase passa para todo mundo, tudo o que os pais precisam é de um pouco de paciência.