Além de delicioso, o açaí tem propriedades maravilhosas, muitas ainda desconhecidas pela ciência.
Recentemente, cientistas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul, em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e a Universidade de Toronto, no Canadá, conseguiram descobrir um benefício incrível deste fruto.
De acordo com a pesquisa, o açaí pode ajudar no tratamento e na prevenção de transtornos psiquiátricos graves, como a bipolaridade e a esquizofrenia. Isto ocorre por causa de uma propriedade que consegue restabelecer uma disfunção das mitocôndrias, que acredita-se ser a origem de muitos deste transtornos.
Estudos indicam que, quando as mitocôndrias estão funcionando irregularmente, elas param de gerar energia e acabam produzindo calor e radicais livres. Caso sejam produzidos em excesso, esses radicais livres podem intoxicar o organismo, causando estresse oxidativo. Este quadro acaba matando as células e causando uma infamação, podendo originar os transtornos psiquiátricos.
Os pesquisadores brasileiros conseguiram concluir que o consumo regular de açaí pode curar esta disfunção. Os resultados foram bastante positivos. Nos testes em laboratório, os efeitos foram atenuados em 80 a 90%. Além disso, o fruto provou ser terapêutico, prevenindo o surgimento dos transtornos psiquiátricos ou impedindo que haja uma regressão. Para os cientistas, esta pode ser uma grande esperança para o tratamento destas doenças.