A limpeza semanal da casa é o tipo de tarefa que divide opiniões. Algumas pessoas ligam o som no máximo e chegam a se divertir enquanto realizam a limpeza, mas a maioria das pessoas simplesmente odeia. Para ajudar essa turma, o Maisvibes separou 13 truques de limpeza de interiores infalíveis.
1. Superfície única
As bancadas da cozinha e da pia devem ser únicas, uniformes, de modo que não seja possível acumular sujeira entre elas.
2. Piso em madeira sem chanfro
Quando o piso é perfeitamente plano e todas as partes estão ajustadas umas às outras, a limpeza fica muito mais fácil. Ao escolher entre tábuas com chanfro ou sem, vale a pena dar preferência ao último, já que a uniformidade será muito mais precisa. Ao escolher um parquet ou um laminado com borda chanfrada, estamos praticamente escolhendo gastar mais tempo limpando, porque é necessário limpar a sujeira e a poeira que ficam entre as fendas.
3. Azulejo sem rejunte
A principal diferença entre um mosaico sem rejunte e um tradicional é que o primeiro não tem chanfro nas bordas. Todas as peças se encaixam, criando um piso uniforme e fácil de limpar. As juntas entre os ladrilhos são muito finas, e é menos provável que a sujeira fique acumulada ali.
4. Rejunte em tom mais escuro
O rejunte dos azulejos deve ser um tom mais escuro do que o próprio ladrilho, pois principalmente os rejuntes de cimento absorvem muita sujeira, o que fica mais visível quando a argamassa é mais clara.
5. Chão cinza
Normalmente, a poeira que se acumula nas casas é cinza médio, e é por isso que é tão claramente visível quando os pisos são pretos ou brancos. No chão cinza será quase invisível, o que irá criar a ilusão de uma casa limpa, mesmo que o ambiente precise de uma limpeza.
6. Diga não aos tapetes
Os tapetes são verdadeiros ímãs para poeira e sujeira, e quanto maior, mais difícil e trabalhoso será para limpar. A menos que seja um apaixonado por eles, dê preferência ao piso frio ou de madeira.
7. Papel de parede com pequenos desenhos
Um pequeno desenho é capaz de esconder todas as manchas na superfície, pois atrai atenção para si.
8. Pintura em cerâmica
A cerâmica em combinação com a tinta cria uma camada protetora na superfície da parede que repele a sujeira. E se as paredes ficarem sujas, a limpeza será muito mais fácil.
9. Teto liso
Um teto complexo, composto por vários níveis e iluminação nas bordas é um excelente local para acumular poeira. Devemos escolher um teto liso, para não nos preocuparmos em conseguir uma escada para limpar os nichos difíceis de alcançar.
10. Superfícies claras
É melhor retirar os porta-retratos, bichinhos de pelúcia e miniaturas de brinquedos de todas as superfícies e colocá-los dentro dos armários, onde o acúmulo de poeira é menor. Isso reduzirá drasticamente o tempo de limpeza.
11. Móveis embutidos
Armários, incluindo os da cozinha, não apenas devem ser embutidos nas paredes, como também devem estar bem ajustados ao teto, de modo que o topo, a parte mais difícil de alcançar, não acumule poeira. Além disso, nos protegeremos da tentação de colocar vasos e coisas desnecessárias nesse lugar de destaque.
12. Armários com rodapés
A poeira se acumula ao redor da parte inferior dos móveis. Para não sofrer tentando alcançar o canto empoeirado sob a cômoda, vale a pena escolher móveis com rodapés que cubram essa parte inferior.
13. Vaso sanitário suspenso
Você pode dizer adeus de uma vez por todas às bactérias que se acumulam sob a borda do vaso sanitário simplesmente se livrando dela. Modelos suspensos podem ajudar a reduzir o tempo de limpeza, já que é possível simplesmente limpar embaixo deles.
E você, quais truques usa para uma limpeza rápida em sua casa? Conte-nos nos comentários!
Bônus
15 Dicas sustentáveis que vão ajudar nosso planeta
1. Novas formas de reutilizar garrafas plásticas
A humanidade tem estado tão preocupada com o problema de desperdício de plásticos que muitos começaram a reutilizar as garrafas o máximo possível. As ideias mais incríveis incluem barcos e até casas.
Em vez de jogar fora as garrafas, que só foram usadas uma vez, as pessoas as reciclam para convertê-las em muitos itens como potes, brinquedos e até latas de lixo.
2. Garrafas de algas marinhas que se decompõem quando estão vazias
Essa ideia pertence a Ari Jónsson, aluno da Academia de Artes da Islândia. Ele apresentou seu projeto no festival de design DesignMarch, em 2016. Ari criou uma garrafa feita de água e agár-agár, um tipo de pó extraído de algas marinhas. Ela mantém sua forma enquanto está cheia de água e começa a se decompor assim que esvazia, pois o pó do ágar-ágar, quando misturado com água, forma uma gelatina.
Se armazenado por muito tempo, o frasco de alga pode passar seu sabor para a água, mas é completamente seguro. Você pode até mesmo comer o recipiente, se desejar.
3. Sapatos feitos com lixo oceânico
A Adidas fez uma parceria com a Parley for the Oceans (uma marca que se dedica a salvar o oceano) para melhorar o mundo. A empresa criou diversos tênis e modelos de roupas esportivas feitos de plástico retirados do mar. Eles foram feitos com as cores azul e cinza do oceano e são tão bons quanto qualquer outro equipamento.
4. “Plástico” vegetal totalmente compostável
A Avani é uma empresa recém-criada com sede em Bali, na Indonésia. Seu objetivo é substituir o plástico por algo similar, mas ecológico. Por exemplo, esses copos descartáveis são feitos com papel certificado FSC e amido de milho que são totalmente compostáveis. Eles ainda fazem sacos feitos de mandioca (tapioca) que não são muito diferente dos sacos plásticos. O mais surpreendente sobre esses produtos é que todos se decompõem completamente em 6 meses e podem até se dissolver na água!
5. Papel de embrulhar alimentos feito de cera de abelha
A Bee’s Wrap tem a solução para reduzir o uso de plástico. A empresa cria embrulhos feitos de algodão, cera de abelha, óleo de jojoba e resina de árvores. Eles são cobertos por vários desenhos e são mais atraentes do que o plástico comum. O embrulho também é reutilizável, você só precisa lavá-lo.
6. “Couro” de folha de bananeira impermeável
A Green Banana Paper oferece uma alternativa às carteiras de couro e ao papel comum. Seus itens são feitos de fibra de banana. A escolha do material se deve ao fato de que as bananeiras morrem após a colheita, dando lugar aos caules mais jovens. Então, fazer uso deles parecia ser uma decisão lógica e ecológica.
7. Anéis ecológicos para embalagens de 6 latas
O E6PR (anéis ecológicos para embalagens de 6 latas) é um projeto destinado a salvar os animais! Todos os anos, muitos deles acabam comendo esses “anéis” ou até ficando presos por eles, já que os humanos jogam esse tipo de embalagem em qualquer lugar. No entanto, o E6PR se decompõe em apenas alguns dias (ou semanas, caso seja removido incorretamente). Outra vantagem, não menos importante, é que esse material não prejudica os animais caso haja a ingestão acidental.
8. Peneira de grafeno que torna a água do mar potável
Essas membranas são desenvolvidas no Instituto Nacional de Grafeno, na Inglaterra, e já provaram sua eficácia na filtragem de grandes sais. No entanto, sais comuns ainda podem passar, porque as membranas se expandem ligeiramente na água. Os cientistas estão procurando uma maneira de controlar seu tamanho.
9. Dispositivo que gera água potável diretamente do ar
O WaterSeer pode ser uma outra forma de acesso à água potável. O aparelho em questão condensa a água que está no ar e a disponibiliza, de modo simples, sustentável, com baixa manutenção e fácil instalação, às comunidades que sofrem com a falta desse recurso vital. É possível coletar até 37 litros por dia. Os desenvolvedores afirmam que é possível usar qualquer fonte de energia e que são necessários 150 watts por hora e por litro para suas necessidades.
10. Chuveiro que economiza até 70% de água
O Nebia é um novo chuveiro que pulveriza as correntes de água em milhões de gotas, criando a impressão de uma chuva de vapor em cascata. De acordo com a empresa, o produto pode economizar até 70% de água. Ao contrário de um chuveiro comum que gasta em média 76 litros para um banho, o Nebia usa apenas 23 litros de água.
11. Contentor que separa o lixo da água
O projeto Seabin é um contentor de lixo que pode ser submerso nas águas dos portos ou em áreas de esportes aquáticos, com capacidade de coletar até 20 kg de lixo flutuante e até mesmo pequenos itens. O produto suga a água, a sujeira e os filtra. O dispositivo é até capaz de detectar um pouco do óleo que às vezes é derramado na água.
12. Bolhas de água comestíveis
Os laboratórios Skipping Rocks lançaram o projeto Ooho!, cujo lema é “água que você pode comer”. Criaram bolhas de algas comestíveis que podem ser preenchidas com água (pura e aromatizada) ou até com álcool e cosméticos.
13. Termostato que se ajusta às necessidades dos usuários
O termostato Nest é um dispositivo inteligente que ajuda você a gerenciar seu consumo de calor. Ele desliga quando todos saem da casa e é controlado por um aplicativo, através do qual é possível alterar a temperatura e ver o histórico de energia. O mais surpreendente é que ele aprende as preferências de temperatura ao longo do tempo, é capaz de gravar suas opções de dias, semanas, estações e aplica esse conhecimento para criar uma atmosfera confortável em sua casa.
14. Caixões biodegradáveis que viram ávores
Prepare-se para uma tema muito delicado. O Capsula Mundi é um projeto destinado a mudar a abordagem da morte. A empresa está preocupada com o desmatamento, pois cada caixão exige que uma árvore seja cortada. Para salvar a floresta, eles ofereceram um novo “fortmato de caixões”: em forma de ovos, feitos de materiais biodegradáveis, com uma árvore ou semente plantada no topo. Existem dois modelos para atender às necessidades de todos: caixões e urnas. A ideia é que uma pessoa escolha uma árvore para ser plantada após sua morte e a família passe a cuidar dela.
15. Casas ecológicas “Hobbit”
As casas Green Magic parecem ter vindo diretamente dos livros de J. R. R. Tolkien. São edifícios modulares cobertos com terra que, além de decorativos, são um método de controle climático. As construções são duradouras e não precisarão de reparos por muito tempo. É possível plantar uma horta ou flores no teto e nas paredes, ou o que achar melhor e mais bonito!
Também existem variantes de modelos como areia e neve, para desertos e climas frios, respectivamente. Todo o processo de pedido, entrega e instalação leva no máximo um ou dois meses.
Bônus: A NASA encontrou 7 planetas semelhantes à Terra em que poderíamos viver
Um dos telescópios da NASA encontrou um sistema solar com 7 planetas do tamanho da Terra que poderiam ser adequados para as pessoas viverem. O sistema se chama TRAPPIST-1 e está a apenas 39 anos-luz de distância de nós. Todos os planetas poderiam ter água líquida, o que é essencial para a vida que vivemos em nosso planeta.
Esses 7 planetas estão localizados tão próximos uns dos outros que uma pessoa em pé na superfície de um deles pode ver as características geológicas dos mundos mais próximos.
Qual foi a ideia que você mais gostou? Tem alguma sugestão ou invenção que possa ajudar o nosso planeta? Já faz a sua parte para salvar a Terra? Compartilhe conosco nos comentários!