Você está tentando perder peso e vem seguindo todos os conselhos mais famosos para emagrecer.
Ignorou a sobremesa, baixou os carboidratos, anda comendo apenas vegetais e cortou da sua vida a famosa comida rápida. Em outras palavras, você tem feito tudo, mas simplesmente não obteve os resultados desejados. Por que você não está perdendo o peso?
Bem, como é de se suspeitar, provavelmente ainda faltam coisas que você poderia fazer. Embora as dietas da moda gostem de nos vender a perda de peso como algo que é muito fácil e que exige apenas algumas mudanças mínimas, a perda de peso é um compromisso que exigirá mais do que essas pequenas mudanças, pois é necessário alterar os hábitos que incidem sobre a nossa alimentação.
Você precisa fazer perguntas sobre seu estilo de vida, como ”onde você mora” e ”o que está preparado para mudar em sua vida”. Você está dormindo o suficiente? Bebe muita água? Quantas frutas e vegetais você está comendo diariamente? Quais hábitos o impedem de perder o peso que você deseja?
Embora não possamos ajudar a facilitar a transição, podemos mostrar-lhe os maus hábitos que impedem que você perca o peso que deseja. Há uma série de pesquisas que identificaram o que relativamente não nos ajuda a queimar as calorias extras.
Confira os 10 maus hábitos que estão dificultando a sua perda de peso:
Lanchinhos da madrugada
Todos já passamos por isso: você está apenas tentando relaxar e assistir alguns seriados no Netflix, mas de repente seu estômago ronca.
Já passou da meia-noite, mas você não pode dormir com o estômago vazio, certo? Então você vai à geladeira e encontra uma barrinha de chocolate ou talvez pouco de sorvete, quem sabe um pedaço de pizza super apetitoso.
Você come. Até então, você tem respeitado super bem a dieta, evitando todos os alimentos engordantes durante o dia.Infelizmente, pequenos truques como este podem nos atrasar muito quando se trata de perda de peso. Enquanto você dorme, suas funções corporais, incluindo o seu metabolismo, diminuem de velocidade. Isso significa que o alimento tem uma chance maior de ser acumulado pelo corpo, resultando em ganho de peso. É melhor evitar lanchar no meio da noite… mas se estiver com muita fome, opte por algo saudável, como frutas e alimentos de baixas calorias.
Horário de sono ruim
Pode ser difícil manter um horário de sono adequado, pois todos vivemos vidas ocupadas. Às vezes, não podemos ir para a cama na hora que deveríamos e então acordamos em horários diferentes durante a semana. Além disso nos deixar cansados e lentos, há efeitos sobre o nosso corpo que dificultam a perda de peso.
Um estudo descobriu que aqueles que estão privados de sono são 55% mais propensos a ganhar peso do que aqueles que têm um horário de sono mais rigoroso. Outros estudos descobriram que os distúrbios no sono podem realmente afetar o equilíbrio dos hormônios do apetite que determinam a forma como estamos com fome durante o dia. Certifique-se sempre de dormir o suficiente e de dormir e acordar ao mesmo tempo.
O Mito da comida light
Cada tipo de alimento atualmente tem alguma variante com “baixo teor de gordura” escrito na embalagem.
Certamente, isso deve ser bom para você, certo? Bem, não inteiramente.Por mais bizarro que pareça, os alimentos que são rotulados como “baixo teor de gordura” normalmente apenas pouparam poucas calorias e podem conter outras coisas ruins para a saúde, como excesso de sódio.
Além disso, você terá poderá ter uma fome violenta de açúcar depois.Na verdade, a gordura é um nutriente necessário para o nosso corpo. Ou pelo menos, os tipos saudáveis de gordura. Os bons tipos podem ser encontrados em abacates, nozes, ovos e até iogurtes. Essas gorduras não são armazenadas em seu corpo e ajudam o sistema digestivo. Informe-se!
Você está comendo muito rápido
Você se lembra quando era criança e sua mãe o repreendia por comer demais demais? Bem, ela estava certa. Não só isso lhe dá boas maneiras, mas estudos mostram que há mais benefícios em comer devagar que o ajudarão a perder peso mais rápido.
A Universidade de Rhode Island realizou um estudo que descobriu que aqueles que comem mais devagar normalmente consumirão um terço dos que aqueles mais rápidos. Pense assim: seu estômago não dirá ao seu cérebro que está cheio por pelo menos 20 minutos, então, se você comer muito rápido, você estará cheio muito antes do seu cérebro reconhecer isso. Tenha calma.
Mexa esse corpinho!
Eu sei, você sabia que este tópico estaria aqui. É muito óbvio, mas também algo sobre o qual não gostamos de pensar. Isso exige que mudemos nosso estilo de vida para um mais ativo e a mudança pode ser chata e cansativa. É muito mais fácil só mudar a maneira como você come através do que você come, mas perder peso dessa maneira acaba sendo muito mais lento e frustrante.
Há muitos estudos que provam que comer bem e se exercitar regularmente pode ajudá-lo não só a perder peso, mas também a evitá-lo. Se você está preocupado com o tempo, lembre-se que apenas leva cerca de 20 minutos de exercício por dia para ajudá-lo a perder peso. Não só esses 20 minutos ajudam você a emagrecer, mas também lhe permitem pausar o estresse da vida diária e liberar endorfina, que faz com que nos sintamos bem.
Não pule o café da manhã (ou qualquer refeição)
Você provavelmente já ouviu falar que diminuir sua ingestão de calorias irá ajudá-lo a perder peso. Certamente, a maneira mais lógica de fazer isso é ignorando as refeições. Se você está consumindo menos calorias, então há menos alimentos para o seu corpo se transformar em gordura, certo? Bem, não é bem assim.
Se você pular refeições, seu corpo saberá e diminuirá seu metabolismo.
Isso permitirá que você tenha energia ao longo do dia, mas aumentará a chance de você comer demais à noite. Sim, o ataque às guloseimas à noite ou a ingestão de um prato de massa cheio de molho só aconteceu porque você se privou de comida o dia inteiro.Agora, com o metabolismo ainda lento, seu corpo tentará digerir esse prato e provavelmente acumulará muito mais gordura do que se você tivesse comido normalmente durante o dia.
É duro enganar o nosso cérebro!Pratos muito grandes
Talvez você duvide disso, mas ouça. Estudos descobriram que 90% das pessoas obesas pedem pratos maiores quando vão comer. Como isso se relaciona com o ganho de peso? Bem, é um elemento psicológico: se você tem um prato menor, então a quantidade de comida parecerá muito maior do que se você olhasse a mesma quantidade em um prato maior. Sua mente pensará certamente que não é comida suficiente, mas isso é puramente psicológico.
Então, se você tem pratos grandes em casa ou se você está pedindo algo, sempre peça os pratos mais pequenos.
Se você ainda estiver com fome depois, pode servir-se um pouco mais. Esse hábito irá ajudá-lo a diminuir a velocidade de sua alimentação e ajudará a sua mente a reconhecer a suficiência da porção servida.Por fim, muitas pessoas tendem a comer tudo o que está no prato, a fim de evitar desperdícios, ainda que já não sintam mais fome.
Nesse sentido, um prato menor pode evitar desperdícios e ajudá-lo a emagrecer.Você não está bebendo (suficientemente) água
Se você prefere bebidas açucaradas a água, isso não vai ajudá-lo a emagrecer. Beber apenas dois refrigerantes por dia pode aumentar suas chances de ganhar peso em 33%. Sem mencionar a quantidade de açúcar contida em uma lata de refrigerante. Apesar de terem um gosto bom, os refrigerantes são os vilões de qualquer pessoa regulando a balança.
Além de reduzir o tamanho dos pratos, você também pode perder peso simplesmente bebendo dois copos de água uma hora e meia antes de cada refeição. A Universidade de Utah descobriu que isso ajudava as pessoas a perderem 30% mais de peso que as que não o faziam. Bacana, não? Isso não demanda nenhuma mudança radical na sua dieta.
Estresse e comer por ansiedade
Gerenciar o seu estresse ou ansiedade pode ser muito difícil e muitos se voltam para a comida quando se sentem ansiosos ou estressados.
Quando comemos alimentos que gostamos, muitas vezes nos sentimos muito melhores, quase recompensados.Se você se identifica com isso, talvez a fonte do seu excesso de alimentação poderia ser emocional do que biológica.
Quando você come, pense em como se sente nesse momento e note os tipos de comida que escolhe para ingerir nessas situações.Você opta por uma maçã ou por chocolate?
A Universidade do Alabama descobriu que aqueles que comem como resposta ao estresse ou ansiedade são 13 vezes mais propensos a ter excesso de peso do que aqueles que não o fazem.
Isso pode ser uma coisa difícil de mudar, mas se você é capaz de criar um novo hábito para ajudar a aliviar o estresse e relaxar, isso pode ser fundamental para ajudá-lo a perder peso.Quando se sentir ansioso, beba água gelada e passeie um pouco.
Tente relaxar. O seu corpo está apenas buscando um estímulo químico positivo, e às vezes o exercício físico se encarrega disso. Se não tiver como fugir dos alimentos, opte por comidas leves e saudáveis.Uma boa dica, caso você se perceba comendo compulsivamente, é procurar terapia, pois um profissional de saúde pode ajudá-lo na raiz do problema.
Álcool
Todos gostamos de ir para casa, relaxar e abrir uma cervejinha gelada depois de um longo dia de trabalho. Infelizmente, isso pode custar caro para aqueles que tentam perder peso. O álcool contém duas vezes mais calorias do que proteínas e carboidratos. Mas o que isso significa exatamente? Isso significa que o álcool não lhe dará energia, apenas as calorias vazias, sem valor nutricional.
O álcool também desempenha um papel importante no excesso de comida. Você provavelmente petisca alguma coisa quando você está bebendo com os amigos. Um estudo descobriu que o álcool pode ativar a região do hipotálamo do cérebro, o que aumenta nossos sentidos e nos torna mais propensos a ansiar por alimentos, mesmo que não tenhamos fome.
A perda de peso segura não é exatamente emocionante e algumas dessas mudanças são muito difíceis para muitos de nós, mas uma vez que você começa a perder o peso, a motivação virá dos resultados conquistados. Se você cumprir a sua dieta e as dicas acima, em breve perderá o peso desejado e se sentirá tranquilo. Mas lembre-se: o ideal é consultar um nutricionista e descobrir o melhor tipo de dieta para você. Nossas dicas são apenas alguns acréscimos.