Em um vídeo postado no Instagram, Banksy revelou como ele instalou uma máquina de trituração dentro de sua peça icônica Girl With Balloon para evitar que ela seja vendida em leilão.
Banksy revelou que instalou uma máquina de trituração, que é operada por um dispositivo remoto, dentro de sua obra de arte icônica que se desfez apenas alguns segundos depois de ter sido vendida por £ 1 milhão.
A peça Girl with Balloon começou a se auto-destruir na noite de sexta-feira e deixou os compradores na casa de leilões Sotheby’s, em Londres, chocados.
Desloque-se para baixo para ver o vídeo
E agora, em um vídeo postado no Instagram, Banksy revelou que colocou um triturador dentro da obra de arte.
Assista ao vídeo abaixo:
Crédito de vídeo: Banksy / Instagram
“O desejo de destruir também é um impulso criativo – Picasso.”
“Há alguns anos, eu secretamente construí um triturador em uma pintura para o caso de ela ser posta em leilão.”
No vídeo, ele pode ser visto construindo um triturador que é operado por um dispositivo remoto.
As imagens foram vistas mais de 5 milhões de vezes, deixando as pessoas atordoadas e chocadas.
Banksy, que é um artista nascido em Bristol, cuja verdadeira identidade nunca foi oficialmente revelada, postou uma foto do momento no Instagram com a legenda: “indo, indo embora …”
Mesmo depois de ser destruído, um corretor de arte acredita que seu valor subiu.
Joey Syer, co-fundador do site MyArtBroker.com disse:
“O resultado do leilão só irá impulsionar isso ainda mais e, dada a atenção da mídia que esse golpe recebeu, o sortudo comprador verá um grande retorno sobre os 1,02 milhão de libras que pagou na noite passada”.
“Isso agora faz parte da história da arte em seu estado fragmentado e estimamos que Banksy tenha acrescentado no mínimo 50% ao seu valor, possivelmente tão alto quanto valer 2 milhões de libras.”
Alex Branczik, diretor sênior da Sotheby’s e chefe de arte contemporânea na Europa, disse: “Parece que acabamos de ser Banksysados.”