Setembro é o mês da Prevenção Nacional do Suicídio e, nas últimas semanas, as mídias sociais foram inundadas por histórias de sobrevivência.
Uma nova hashtag no Instagram #faceofdepression (rosto da depressão) tem ajudado a tornar a discussão sobre a depressão e outros distúrbios psicológicos mais complexa.
Muitas pessoas que sofrem de depressão cometem suicídio. Mas até mesmo seus entes queridos ou amigos não perceberam os sinais. Afinal, há sinais visíveis aos quais podemos atentar? Como é uma pessoa deprimida? Que tipo de pensamentos essas pessoas têm?
A maioria de nós provavelmente imaginaria uma pessoa jogada no chão do banheiro. Mas, na realidade, as pessoas que estão lutando com problemas de saúde mental escondem isso em suas vidas diárias. Elas podem se parecer com qualquer outra pessoa que você vê todos os dias.
Uma das contribuições mais sinceras à campanha é o vídeo compartilhado por Talinda Bentley, viúva do vocalista do Linkin Park, Chester Bennington. Ela compartilhou uma foto dele sorrindo e curtindo ao lado dos filhos apenas 36 horas antes de tirar a sua própria vida.
Isso mostra que as pessoas não devem se prender a estereótipos, pois é difícil reconhecer alguém com um problema de saúde mental. Se você ou alguém conhecido está passando por esses problemas, não hesite em procurar ajuda!
#1. Suicida | Suicida
#2. Última foto de Chester Bennington, 36h antes de tirar a própria vida
#3.
ADVERTISEMENT
”Você não pode dizer pelo meu olhar ou pelo som da minha voz que sou depressiva. Você está pensando “Mas você está sorrindo!” Sim.
Sim estou sorrindo.
Eu sorri para você. Eu sorri para não te fazer sentir mal. Eu não quero que você se sinta como eu. Eu também não quero que você sinta que há algo que você pode fazer para me fazer “sentir melhor”. Não há nada que alguém possa fazer.Eu tenho que trabalhar por conta própria.
A pior parte é que essa luta esvaiu as minhas forças. Eu reconheço a familiaridade de tudo isso. Vazio. Solidão. Exaustão. Eu não tenho mais paciência. Eu quero ficar sozinha. Eu quero ficar na cama. Eu não quero me exercitar.Eu quero comer tudo sem cozinhar nada.
Você me vê sorrindo do lado de fora, mas não vê a escuridão dentro de mim. Para aqueles que também estão sofrendo… POR FAVOR, BUSQUEM AJUDA. O tratamento é diferente para cada pessoa. Faça o que for melhor para você.Estou fazendo o que funciona para mim.
Então, por enquanto eu sorrio, e deixo as pessoas saberem que estou com dificuldades”.
#4. ”Nessa foto, a minha filha está sorrindo, mas por dentro está muito doente. Ela precisou ser internada no hospital devido à depressão. Felizmente ela ainda está viva hoje e aprendendo a vencer sua doença. Ela tinha 8 anos na época”.
#5. ”Este é o meu namorado duas semanas antes de se enforcar. Nunca vou entender isso…”
#6.
ADVERTISEMENT
”Esse é o meu rosto de depressão. Sim, é possível ficar deprimido com uma criança.
Ouvir ”você não tem uma razão para ficar deprimido com ela por perto” me faz sentir ainda pior sobre mim mesma.
Quando me dizem ”tudo o que você precisa é exercício e uma boa dieta” me faz querer dar um soco na cara da pessoa.Entendam que a depressão impede você de fazer coisas que você quer fazer porque é literalmente um desequilíbrio químico em seu cérebro”.
#7.
ADVERTISEMENT
”A depressão está presente na minha vida.
Eu tentei me enforcar no meu sótão, mas o teto quebrou e acabei acordando todo mundo da família.
Eu luto todos os dias para vencer a doença. Meu marido tenta o seu melhor, mas não consegue me ajudar. Eu não entendo isso. Eu não sei porque não consigo me livrar disso.Eu tenho uma família maravilhosa.
Eu me sinto egoísta, perdida, doente e com raiva de mim mesma. Meu cérebro sempre foi um pouco embaralhado e eu lutei muito para conseguir sobreviver à escola. Hoje eu não consigo manter um emprego. Eu não posso ficar com um tarefa por muito tempo porque acabo desistindo ou demorando demais.Eu acabo me demitindo antes que me demitam.
É difícil me sentir inútil e odeio me sentir um fardo para a minha família. Eu sinto muita dor por dentro. Eu faço terapia e tomo remédios. Tudo o que sei é que, embora eu ache que o suicídio tornaria a vida mais fácil para minha família, também sinto que, se conseguisse arrumar minha cabeça e pudesse ser alguém digna, eu realmente gostaria de viver.Eu tenho tentado há tanto tempo que não sei se vai acontecer para mim.
Hoje estou aqui. Vamos ver como será amanhã. Eu levo cada dia de uma vez, e às vezes preciso contar as horas, porque elas não passam. Hoje foi ok. Estou tentando encontrar algo de bom hoje para dar esperança para o amanhã”.
#8. Deprimida | Aham, ainda deprimida
#9. ”Este é meu filho, antes de ir ao seu computador para pesquisar como se enforcar. Dois dias depois, ele conseguiu”.
#10. Foto tirada 7 horas antes que eu tentasse suicídio
#11. ”É assim que a depressão se parece: não muito tempo depois de tirarmos essa foto, perdemos o nosso amado Luke. A depressão é uma doença grave. Não demita, xingue ou exclua da sua vida pessoas que estão sofrendo”.
#12. 3 p.m.| 3:15 p.m. depois de um ataque de pânico
#13. ”Eu tenho transtorno bipolar (com uma forte ênfase no lado da depressão)… Eu me levanto, encho a cara de maquiagem, coloco um vestido divertido, tudo isso enquanto estou lutando com depressão, ansiedade e pensamentos suicidas”.
#14. ”Atualmente faço terapia e procuro ajuda na medicina. A maioria das pessoas não tem ideia do que eu estou passando e que eu choro no chuveiro ou no carro, a caminho do trabalho, ou que não consigo dormir à noite por causa dos ataques de pânico”.
#15. Digna de ajuda | Ainda digna de ajuda
Qual é a sua opinião sobre isso? Deixe-nos saber na seção de comentários abaixo! Se você ou alguém que você conhece sofre de transtornos como esse, não deixe de procurar/oferecer ajuda!
Se você gostou desse artigo, compartilhe com seus amigos e familiares! :)