A má circulação sanguínea ou a circulação sanguínea pobre em oxigênio é o resultado de uma doença subjacente ou condição anormal.
Mas como se sabe se o sangue não está fluindo como deveria? A má circulação sanguínea é, por si só, um sintoma de doença ou então de deficiência – e ela também tem sintomas próprios.
Afinal, o quão importante é a circulação sanguínea? As células do nosso corpo, coletivamente, nossos órgãos, tecidos, etc, precisam de oxigênio e nutrientes para sobreviver e funcionar.
Assim como nós, elas eles precisam de comida.
Os alimentos que comemos e o ar que respiramos são processados e quebrados em nível molecular, infundidos em nosso sangue e distribuídos por todas as células em todo o corpo pelo sistema circulatório.O fluxo sanguíneo lento pode ser comparado com a entrega de alimentos atrasada aos trabalhadores mortos de fome que a aguardam.
E trabalhadores famintos não funcionam bem. Sequer funcionam, na verdade. E, no pior dos casos, eles morrem de fome.De acordo com nativeremedies.com, a má circulação pode ser causada por certas condições médicas, e fatores como estilo de vida e comportamento. Com ”estilo de vida” entende-se se a pessoa em questão é tabagista ou não, se consome álcool, cafeína, se tem maus hábitos alimentares, se faz poucos exercícios, etc. Usar roupas muito apertadas ou ficar numa mesma posição por muito tempo também pode enfraquecer a circulação do nosso corpo.
Saber que você tem baixa circulação pode fazer a diferença entre estar doente e ser saudável. Então, aqui está uma lista rápida de sintomas para você atentar:
#1 Perda de sensibilidade ou formigamento nas mãos e/ou pés – Dr. Rob Hicks da WebMD explica que o fluxo sangüíneo baixo em certos membros e extremidades causa a sensação de formigamento, como se “pinos e agulhas” estivessem perfumando a pele.
# 2 Memória lenta – O Journal of Geriatric Cardiology constatou que o baixo fluxo sanguíneo cerebral pode prejudicar as funções cognitivas do cérebro, prejudicando inclusive a memória da pessoa.
# 3 Problemas intestinais – De acordo com Cleveland Clinic, os agregados gordurosos nas paredes dos vasos sanguíneos podem restringir o fluxo sanguíneo para a área abdominal, o que pode causar diarréia, fezes sangrentas, dor abdominal intensa e outros problemas digestivos.
#4 Perda de Apetite – Problemas digestivos podem inibir a liberação regular de hormônios da grelina, responsável pelo aumento do apetite.
# 5 Baixa ou falta de energia – A fadiga constante é um sintoma seguro de fornecimento insuficiente de oxigênio aos nossos músculos. De acordo com o Dr. Yu Shang, da medscape.com, o sangue com déficit de oxigênio pode causar períodos de recuperação mais longos para as pessoas que se exercitam.
# 6 Dor – A Clínica Mayo explica que a má circulação pode fazer suas mãos e pés ficarem resfriadas e até mesmo latejar de dor.
# 7 Pés e inchaço abdominal – De acordo com o PubMed, a inflamação pode ocorrer nos pés e nos tornozelos devido à acumulação de sangue em torno dessas áreas. É também conhecido como Edema. Além disso, problemas de circulação relacionados ao coração também podem causar inchaço na área abdominal.
# 8 Angina – The Journal Circulation diz que a insuficiência de circulação coronariana é um sintoma de angina instável. A angina é causada pelo fornecimento inadequado de sangue ao coração, caracterizado por dores de tórax severas espalhando-se para o ombro, pescoço e braços.
# 9 Skin Changes – Nativeremedies.com afirma que a má circulação pode causar “cianose”, uma condição em que a pele pode ficar pálida, azulada ou avermelhada – uma indicação de entrega inadequada de oxigênio.
# 10 Úlceras nas pernas e úlceras nos pés – A circulação sanguínea mais lenta torna difícil o sangue atingir as extremidades inferiores, causando insuficiência de oxigênio necessária para o reparo tecidual. Isso resulta em cicatrização prolongada em feridas localizadas nessas áreas.
Estes são apenas alguns dos sintomas. Eles também podem incluir perda de cabelo, vertigem, tonturas, dores de cabeça, varizes, cãibras musculares, caspa, infecção e batimentos cardíacos irregulares.
AVISO DE RESPONSABILIDADE: se você se encontra com um desses sintomas, não hesite em consultar um médico!