Na última quinta-feira, 04 de outubro, a atriz adolescente Maisa usou sua conta no Twitter para fazer um desabafo triste e importante.
Após saber sobre a morte de um jovem ao sair de uma boate gay em São José dos Campos, no interior de São Paulo, ela aproveitou para se posicionar sobre o assunto.
“Acabei de ver o caso de um menino que morreu após sair de uma boate gay em sjc (São José dos Campos). Ele me seguia no Instagram. Não sei o que dizer, só queria orar pelo respeito e pelo amor no nosso mundo. A homofobia mata”, disse a atriz.
“Nunca vi a homossexualidade matar alguém, mas a homofobia, sim. Ela mata. Separa pessoas. O ódio e o preconceito caminham juntos, só não vê quem não quer… Só queria expressar minha tristeza e minha indignação”, concluiu.
Os tweets da atriz de 16 anos chegaram a 30 mil retweets e 84 mil curtidas. Além de receber apoio dos fãs, seguidores e até mesmo daqueles que não acompanham sua carreira, Maisa também respondeu a um fã, dizendo que não havia nada de errado com ele por ser bissexual.
:( não tem nada de errado com vc. https://t.co/LxIBxSgph9
— +a (@maisasilva) October 4, 2018
Além disso, a mensagem da garota também fez com que outras pessoas dessem suas opiniões sobre o assunto e relatassem casos pelos quais eles mesmos passaram:
eu juro não entendo o que passa na cabeça de um racista/homofóbico/etc
Essas coisas não são nem questão de lado politico ou algo assim, é questão de humanidade e respeito ao próximo.— Kaime ™ (@kmchadx) October 4, 2018
HOMOFOBIA MATA SIM, SÓ NÃO VÊ QUEM NÃO QUER, JÁ FUI MT AMEAÇADO DE MORTE, JÁ APANHEI HORRORES NA ESCOLA POR CONTA DE SER HOMOSSEXUAL, MT CHATEADO COM TUDO ISSO, JÁ PENSEI E PENSO ATÉ HOJE EM ACABAR COM TUDO.
ADVERTISEMENT — (R)existência!! ? (@OliveiraEd1) October 4, 2018
É horrível! A gente vive com medo de ser xingado, agredido, morto… Passamos o tempo inteiro ouvindo que somos uma aberração ou que vamos pro inferno. Isso quando a homofobia não vem de dentro de casa, o que é mil vezes pior.
ADVERTISEMENT — caio (@biichapreta) October 4, 2018
E Maisa e suas mais de 84 mil curtidas têm toda a razão: Homofobia mata. Só em 2017, 445 lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBTs) foram mortos por homofobia. Pior do que isso, o Brasil é o país onde mais se mata homossexuais no mundo. Bastante assustador, não?
Por isso, é importante que o assunto seja debatido, para que a homofobia possa ser combatida. Como bem disse a atriz, “O ódio e o preconceito caminham juntos, só não vê quem não quer…“.