Essa é uma história que todos já ouvimos muitas vezes antes.
Alguém que conhecemos tem uma lesão menor, como um tornozelo quebrado. Depois de apenas uma semana, o pé inteiro ficou roxo escuro. Alarmada, a pessoa procura um médico e este assume que é apenas fratura normal. O paciente recebe uma receita de medicamento para dor.
Claro, as drogas não ajudam e, antes de entender o que está realmente acontecendo, a pessoa está acordando no meio da noite, asfixiada, se sentindo como se algo a estufasse. Na emergência, ela recebe uma notícia assustadora: um coágulo de sangue quebrou no interior da sua panturrilha e moveu-se até os pulmões.
Mesmo que todos os sinais tivessem apontado para isso ser apenas uma contusão, a realidade era muito pior. O que fazer em tal situação? O conhecimento é essencial, e excesso de precaução é melhor do que negligenciar o próprio corpo.
Então, separamos para você as sete principais dores que são, na verdade, um sinal de alerta para você, um sinal vermelho. Algo pode estar muito muito errado.
1.
Dor de cabeça severa© ThinkStock
Se você sentir uma dor forte e pulsante, uma dor capaz de fazer com que a pior ressaca da vida pareça risível, isso pode ser sinal de algo muito pior.
Embora todos nós assumamos que qualquer dor de cabeça que sentimos é uma enxaqueca, se ela não for acompanhada de outros sintomas de enxaqueca, como um embaçamento visual, então é preciso ficar atento.
Você perceberá que algo não está nada bem, pois essa será a maior dor de cabeça da sua vida.Se for esse o caso, a dor poderia sinalizar um aneurisma cerebral.
Nesse caso, é preciso ligar imediatamente para a emergência, pois um coágulo de sangue na cabeça pode levar à morte.2. Dor de dente
© Shuttershock
Se você acha que comer o seu sorvete favorito tornou-se uma tortura, talvez isso não signifique apenas que você tem dentes sensíveis. Se a sensação é de uma pinçada muito dolorosa, isso pode ser um sinal de nervo danificado. Se nada for feito, bactérias podem infectar a sua boca e gerar uma série de problemas.
3. Dores abdominais
© Shuttershock
Não estamos falando apenas de uma dorzinha pós-corrida.
Estamos falando de uma facada penetrante e excruciante que pode durar horas ou dias, intensificando-se.Se você se encontra com náuseas e com febre corrente, pode ser um sinal de apendicite.
Isso pode acontecer quando algo dentro de seu corpo acaba no espaço onde o apêndice se esvazia no cólon. Isso causará um bloqueio e o apêndice ficará perigosamente inflamado.Outra possibilidade é um cisto em um dos seus ovários.
Em ambos os casos, você provavelmente vai precisar de uma cirurgia de emergência o mais rápido possível. Se o apêndice explodir, pode causar um inchaço perigoso no tecido circundante. Se é um cisto retorcido em seus ovários, ele pode bloquear o fluxo sanguíneo em questão de horas. Se isso acontecer, um médico precisará cortar todo o ovário!
4.
Dores no peito© Shuttershock
Se você se encontra tendo reiteradamente azia e/ou uma sensação apertada no peito, isso pode não ser um bom sinal.
Claro, é possível que alguns ingredientes da sua comida não estejam de acordo, mas se sua família tiver uma história conhecida de problemas cardíacos, talvez seja melhor procurar um médico.Todo ano, cerca de 10.
000 mulheres menores de 45 anos têm um ataque cardíaco. Os sintomas tendem a ser muito diferentes para as mulheres do que para os homens – pode ser apenas pressão, cansaço, dor na garganta ou apenas falta de ar.5. Desconforto abdominal
© IStockPhoto / Thinkstock
Se ao longo das últimas semanas você percebeu que está mais inchada do que o normal, você poderá achar que é simplesmente a menstruação que se aproxima. Mas se isso está acontecendo de maneira mais frequente do que o normal, é possível que seja câncer de ovário.
Se a sensação de inchaço e cólica estiver durando há duas ou três semanas, é hora de chamar seu médico. As taxas de sobrevivência para mulheres que detectam câncer de ovário cedo são incrivelmente altas.
6.
Dor nas costas ou na lombar© Shuttershock
Mesmo com a ajuda do advil e algumas almofadas quentes, se a dor nas costas parece persistir, isso pode ser um problema muito mais alarmante.
Se você realmente trabalhou muito nos últimos dias ou exigiu muito das suas costas, talvez tudo o que você precisa é de apenas tynenol e algum merecido descanso.
No entanto, se você achar que a dor persiste, é hora de visitar um ortopedista.É possível que um dos discos que normalmente amortecem os ossos das espinhas estejam pressionando o nervo da coluna vertebral, fazendo com que você sinta dor.Se não for tratado, é possível ter algum dano permanente ao nervo.
Felizmente, um raio-X ou uma ressonância magnética podem mostrar rapidamente se um disco realmente caiu ou se rompeu.
7.
Dor na perna com formigamento© Shuttershock
Se você achar que sua panturrilha se tornou incrivelmente macia em um local e visivelmente inchada em outro, você pode ter trombose venosa profunda.
Isso é mais conhecido como coágulo de sangue.
Efetivamente, se você ficar parado por muito tempo, como durante um longo dia de trabalho ou um vôo internacional, o sangue começará a se juntar em sua parte inferior do corpo. Eventualmente, isso pode começar a formar um coágulo.Ao longo do tempo, isso pode ficar tão grave que pode impedir a circulação de sangue na veia ou artéria.
O resultado é que a área próxima começará a doer e a inchar. Procure um médico, pois isso pode ficar bastante sério!Aí estão: 7 sintomas que podem ser um aviso de algo muito pior. Não brinque com a sua saúde. Ao perceber algum desses sintomas, fique atento e não tenha medo de procurar um médico.