Parece que estamos dentro de um filme de ficção científica futurista, mas a verdade é que o mundo a nossa volta está mudando e evoluindo tão rápido que nem conseguimos perceber.
E, com essa evolução vêm as máquinas, cada vez mais modernas e capazes de fazer tudo o que imaginarmos: até mesmo nos matar.
E esse é exatamente o objetivo de um ambicioso médico chamado Dr. Philip Nitschke, mais conhecido como Dr. Death (Doutor Morte). Durante a Funeral Fair, uma feira em Amsterdã, Holanda, que rolou em abril desse ano, o Doutor Morte mostrou sua “máquina de suicídio”, impressa em 3D, que pretende revolucionar o mundo.
Chamada de “Sarco“, uma abreviação para sarcófago, Dr. Philip espera que ela possa ficar disponível gratuitamente na internet, de forma que os usuários possam imprimi-la em 3D em qualquer lugar do mundo e usá-la. Isso significa que o próprio usuário montará e fará sua “passagem pacífica para o outro plano”.
Um claro defensor da eutanásia, Dr.
Philip explicou que existirão alguns critérios para quem quiser usar a máquina. Primeiro, o usuário deverá responder um teste online, que avaliará sua capacidade mental.Depois, caso o usuário tenha um resultado positivo, ele receberá um código válido por 24 horas para poder usar a máquina.
Para começar o procedimento, será necessário apenas entrar na Sarco, deitar-se nela, inserir um código e apertar um botão.E então o resto não dependerá mais de você.
O médico garante que a morte proporcionada pela máquina é indolor, já que o usuário logo perde a consciência.
Assim que o nitrogênio líquido de seu gerador é liberado, ele reduz o nível de oxigênio dentro da máquina, o que leva a uma hipóxia (baixa concentração de oxigênio).Como o cérebro depende de oxigênio para funcionar, ele vai se desligar lentamente.
Em casos normais onde isso acontece, é comum que o corpo apresente respostas, como o aumento da frequência cardíaca, respiração acelerada, confusão e sudorese.No entanto, com a máquina do suicídio, o usuário perderá a consciência em apenas um minuto e morrerá logo em seguida.
Segundo Dr. Philip: “A morte em um Sarco é indolor. Não há sufocamento, sensação ruim ou ‘desespero para respirar’, pois o usuário respira facilmente em um ambiente de baixo oxigênio. A sensação é de bem-estar e intoxicação“.
A máquina ainda não está disponível online e pôde apenas ser testada através de realidade virtual durante a feira em Amsterdã. Porém, apenas sua ideia já causou bastante rebuliço. Você é contra ou a favor desse tipo de criação?