Se você não tem ideia de como a caça furtiva é terrível, talvez essa história o ilumine.
Já é ruim o suficiente quando a sobrevivência continuada de uma espécie ameaçada está ameaçada por causa da ganância de alguns humanos predadores.
Mas torna-se ainda mais doloroso quando você vê os filhos deixados para trás, geralmente chorando lamentavelmente ao lado da carcaça de sua mãe morta.
Esse foi o caso de um bebê de rinoceronte que a equipe de resgate havia chamado de “Arthur o Corajoso” por causa de sua resiliência.
Arthur ficou triste quando os guardas florestais do Parque Nacional Kruger da África do Sul o encontraram pela primeira vez. Ele estava deitado com um dardo nas costas e ostentava ferimentos nas costas e nos pés.
Ao lado de Arthur estava sua mãe morta, as pernas abertas no ar e sem seus chifres. Com base nos ferimentos, os socorristas supuseram que Arthur deve ter tentado defender sua mãe dos caçadores furtivos, então eles brutalmente o atacaram com facões e atiraram nele com uma pistola de dardos.
Apenas o fato de que ele não tinha crescido com chifres ainda o poupou do destino cruel que atingiu sua mãe.
Arthur foi imediatamente transportado para o orfanato Care for Wild Rhino, o maior santuário de rinocerontes e orfanato do planeta. Serve como centro de tratamento e reabilitação de rinocerontes jovens que ficaram órfãos na natureza selvagem.
O Parque Nacional Kruger, na África do Sul, abriga a maior população remanescente de rinocerontes do mundo e fala de como a situação é ruim porque o santuário Care for Wild Rhino está sempre ocupado.
Enquanto veterinários no santuário foram capazes de tratar ferimentos físicos de Arthur e que ele estava fazendo uma recuperação notável, seus emocional levará mais tempo para se recuperar. A equipe diz que Arthur ainda chama sua mãe morta. Eles descreveram isso como “um som de cortar o coração e um que ele nunca deveria ter que fazer”.
Arthur foi adotado pelo zoológico de South Lakes Safari, em Dalton, Lancashire, e o zoológico prometeu arrecadar 1.600 libras esterlinas por mês para a reabilitação de Arthur. É a primeira iniciativa de conservação do zoológico – chamada Arthur’s Army – desde que foi comprada pela Cumbria Zoo Company em maio de 2017.
Além de financiar a reabilitação de Arthur, qualquer dinheiro arrecadado também será destinado a ajudar outros órfãos de rinocerontes no santuário Care for Wild Rhino.
Karen Brewer, diretora executiva da Cumbria Zoo Company, diz que a adoção de Arthur foi “um momento de muito orgulho”:
“Esse rinoceronte corajoso recebeu o nome de Arthur, que significa nobre e corajoso, e se encaixa no espírito de luta de seu sobrevivente.
Assista ao vídeo de Arthur.
“Arthur está a caminho da recuperação, fez amigos no santuário com a colega órfã rinoceronte Summer e é um dos favoritos de seus cuidadores.
“Na natureza, um bebê de rinoceronte fica com sua mãe por três anos. A mãe de Arthur foi arrancada dele em tenra idade, Arthur ainda chama por sua mãe, ele ficará emocionalmente marcado por um longo tempo”.
Na torcida pela recuperação contínua de Arthur e a esperança de mais doações para ajudar todos os órfãos rinocerontes. Muitas pessoas não percebem o preço real que a caça furtiva exige. Ela afeta não apenas os animais que são mortos, mas também os corações e mentes das pessoas que estão trabalhando duro para impedir a extinção das espécies.