Em um sinal de quão ruim é a seca na Austrália, multidões de cangurus foram forçadas a procurar alimentos e água nos subúrbios.
Cangurus desesperados foram encontrados em Ainslie (a apenas 3,5 km de Canberra) e em Hackett.
Os moradores de Tuggeranong e Woden também tiveram seus gramados mastigados enquanto os cangurus comiam avidamente a grama.
Um vídeo postado na terça-feira ainda mostra uma multidão de cangurus pulando em vários carros estacionados enquanto corriam pela rua em busca de comida e água.
Daniel Iglesias, diretor da ACT Parks and Conservation, chama a atual aglomeração de animais na região de Canberra como a “tempestade de cangurus perfeita”.
“Geadas secam as gramas e isso aumenta o problema da comida, se tornando escassa”, disse Iglesias. “Os cangurus estão viajando mais do que o normal para comer e são obrigados a considerar as outras áreas, jardas, vielas e estradas para encontrar alguma grama verde.”
Com a intensificação da seca, a pior em 50 anos, os agricultores são obrigados a gastar dezenas de milhares de dólares em uma tentativa de entregar feno suficiente para alimentar seu gado.
Assista ao vídeo abaixo:
No entanto, o fornecimento de alimentos não pode acompanhar o consumo e alguns agricultores tiveram até mesmo que reduzir seu estoque, para diminuir o número de bocas para alimentar.
Mas a seca também atingiu bastante os animais selvagens. Os agricultores encontraram os ossos de um grande número de cangurus. Felizmente, as carcaças de canguru são rapidamente destruídas por animais ferais, como as raposas, provavelmente uma das poucas espécies que experimentaram um boom em sua oferta de alimentos com o número de mortes por cangurus.
O primeiro-ministro Malcolm Turnbull prometeu recentemente $ 140 milhões para ajudar os agricultores a lidar com as condições severas e oferecer apoio à saúde mental também.
Tomara que essa seca passe logo, tadinho dos cangurus.