Joanne ‘Jojo’ Capestro não estava se sentindo bem em 11 de setembro de 2001, mas ela foi trabalhar mesmo assim no seu escritório no 87º andar da Torre Norte do World Trade Center.
Enquanto planejava descer com um colega de trabalho, seu telefone de mesa tocou. E poucos segundos depois entrou janela adentro o avião do voo 11 da American Airlines, que caiu na Torre Norte – seis andares acima do escritório de Capestro.
Capestro correu para fora da Torre Norte em 22 minutos. Momentos depois, a torre desmoronou.
Phil Penman, um fotógrafo aclamado que correu para o local quando descobriu que um avião atingiu a Torre Norte, passou o dia tirando fotos daqueles que sobreviveram aos ataques terroristas.
O Capestro também foi capturada em uma foto tirada por Phil.
Penman acabou por doar a foto que tirou de Capestro, juntamente com as fotos das outras pessoas, para ser exibida no Museu e Memorial Nacional do 11 de Setembro.
E o pessoal de lá uniu Penman com o Capestro há três anos.
A pedido de Capestro, Penman foi o fotógrafo do seu casamento no dia 11 de agosto.
Falando ao DailyMail.com sobre o 11 de setembro, Capestro disse:
”Phil e eu mantivemos contato todos esses anos. Seis semanas atrás, ele era o fotógrafo do meu casamento. Phil esteve comigo no melhor dia da minha vida e no pior dia da minha vida”.
Capestro disse que o ataque de 11 de setembro deixou 2.996 mortos e mais de 6 mil feridos nos Estados Unidos:
”Era um dia normal para mim quando acordei de manhã, mas por alguma razão não me sentia bem, e ainda assim fui trabalhar. E eu estava em pé na minha mesa com um dos meus colegas de trabalho porque íamos descer. Mas o telefone tocou e ele atendeu, depois o avião bateu cinco ou seis andares acima de nós. O impacto foi tão forte e o prédio tremia até que, de repente, parou.”
”A terceira saída nós nunca usamos realmente, então tivemos a sorte de encontrar essa saída. Nós não conseguimos sair do 87º andar até o segundo avião entrar no outro prédio.
”Eu lembro que era como se fosse ontem, para ser honesta com você. Você sabe, nós tivemos que usar máscaras. Então nós começamos a descer os degraus e tenho que ser sincera, não havia ninguém vindo de cima para ir junto com você. Era como se várias pessoas estivessem ficando para trás…
“Achei que todos já deviam ter saído de cima porque achei que ficaria lotado quando não tivéssemos chance de sair”, ela lembrou.
Ela disse que não sabia que Penman tirou essa foto dela até três anos atrás, quando ela estava unida a ele por membros da equipe no National September 11 Memorial & Museum.
”Quando nos conhecemos, ele entrou no meu escritório e apenas olhou para mim e eu olhei para ele e comecei a chorar”.
”É assim que tudo começou e ficamos em contato por todos esses anos. Agora aqui estamos nós e há seis semanas, no dia 11 de agosto, ele era o fotógrafo do meu casamento: ele estava comigo para o melhor dia da minha vida e o pior dia da minha vida.”
E então, o que você achou desse artigo? Por favor, deixe sua opinião na seção de comentários abaixo.