A maioria de nós prefere evitar uma viagem para a sala de emergência sempre que possível.
Afinal, as salas de emergência são (como o nome indica) apenas para emergências. O problema é que muitas pessoas não percebem quando ir ao pronto-socorro. Existem muitos sintomas e lesões “menores” que realmente exigem atenção imediata. Aqui está um exemplo: ninguém ficaria na cama se tropeçasse na calçada e quebrasse o tornozelo, mas alguém que estivesse doente e de repente tivesse febre alta talvez pudesse simplesmente optar por tomar algumas pílulas e tentar dormir.
A primeira situação é obviamente um trabalho para a sala de emergência.
O segundo também é, mas é um sintoma mais sutil, então as pessoas podem não saber quando ir ao pronto-socorro e receber os cuidados adequados.
O pessoal médico de emergência é treinado para trabalhar em cima do inesperado e está preparado para situações que mudam rapidamente, como dores na barriga que se transformam em partos de surpresa.Algumas emergências não parecem tão extremas como um membro quebrado ou um bebê que chega, mas ainda assim vale a pena ir para a sala de emergência!
Sintoma n. 1: dor de cabeça
© Thinkstock
Quando sua cabeça está doendo, seu primeiro instinto pode ser tomar um analgésico.
Esse poderia ser o procedimento certo, especialmente se você sofre de enxaquecas e dores de cabeça freqüentemente, e conhece seus sintomas. No entanto, se você desenvolver uma dor de cabeça que você descreveria como “a pior dor de cabeça de sua vida”, procure atendimento médico imediatamente.O Centro Médico da Universidade de Columbia explica que esse tipo de dor de cabeça pode ser o único sinal de alerta de uma hemorragia cerebral com risco de vida.
Sintoma n. ° 2: dor no peito
Se você sentir dor no peito, preste muita atenção aos sintomas.
Se você tem um gatilho óbvio para dor no peito, como uma lesão muscular, sua dor no peito provavelmente não é motivo de preocupação. No entanto, se você sentir uma sensação de opressão que se torna uma dor severa, procure atendimento médico de emergência.Este tipo de dor no peito, especialmente após o exercício, pode ser um sintoma precoce de um evento cardíaco, como um ataque cardíaco, de acordo com My Heart Sisters.
Sintoma n. 3: ataque de febre
© Thinkstock
Se você está deitado na cama com gripe ou resfriado, é normal ter febre.
A maioria das febres pode ser tratada em casa com um pouco de aspirina ou ibuprofeno, mas há exceções. Se você tem uma febre que de repente aparece do nada e tem picos altos, você deve ir para a sala de emergência.Qualquer temperatura de 39 graus ou mais em um adulto é uma emergência médica, de acordo com a WebMD.
Enquanto isso, uma febre constante de mais de 39 graus pode indicar uma infecção grave que requer tratamento urgente.Sintoma n. 4: falta de ar
Se você acaba se subir uma escadaria ou acabou de dar uma corridinha, é normal se sentir ser ar.
No entanto, a dificuldade em respirar é um sintoma grave se você não pode recuperar o fôlego. Qualquer situação que você não possa obter ar suficiente é grave.O Dr.
Troy Madsen afirma que se isso acontece com frequência, a ponto de você perceber que possui problemas para inspirar profundamente, e perceber seus pulmões cansados e a garganta fechada, esses são motivos suficientes para ir imediatamente à sala de emergências.Sintoma n. 5: corte hemorrágico
Se você está gravemente ferido e sangrando, é provável que o seu primeiro instinto seja ir à sala de emergências. Mas o que acontece quando a faca resvala, ou quando você se corta com um metal oxidado enquanto limpa seu quintal, por exemplo? A maioria das pessoas acaba cuidando dessas feridas em casa, e isso pode ser um grande erro. Um corte com óxido requer uma vacina antitetânica, e qualquer lesão de um animal pode causar infecções como raiva e outras doenças, por exemplo.
Sintoma n. 6: protuberância na cabeça
Se você se machucou na cabeça e ficou com uma protuberância, é interessante ir na emergência. Os sintomas de uma concussão cerebral podem passar desapercebidos no início. De acordo com a Escola de Medicina de Harvard, todas as possíveis lesões na cabeça devem ser avaliadas por um médico de imediato.
Sintoma n. 7: dor de estômago
Quando você tem uma infecção estomacal, tudo o que você quer fazer é fechar-se num banheiro e esperar até que passe. Se a diarréia não passar em cinco dias ou se você começar a se sentir muito mal por causa da desidratação, vá diretamente a uma sala de emergências. A desidratação pode ser muito grave, inclusive fatal.
E então, o que você achou desse artigo? Por favor, deixe sua opinião na seção de comentários abaixo.