Quem já passou por uma gravidez sabe como os pés ficam doloridos e inchados, principalmente nas últimas semanas.
Os sapatos deixam de caber e nada parece solucionar esse desconforto. No entanto, cientistas conseguiram comprovar outra mudança nessa parte do corpo que muitos consideravam ser um mito.
O estudo conduzido pela Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, descobriu que os pés das mulheres realmente aumentam de tamanho durante a gestação. Além disso, esta mudança pode ser permanente!
Para chegar a esta conclusão, os pesquisadores acompanharam a gestação de 49 mulheres, fazendo medições minuciosas dos pés no primeiro trimestre e também cinco meses após terem dado à luz. Depois de comparar os resultados, foi possível perceber que os pés ficaram mais compridos e mais largos em 70% dos casos.
De acordo com o estudo, este fenômeno é comum pois muitas gestantes acabam ficando com o “pé chato” devido ao aumento de peso e o afrouxamento das articulações, que é causado pelas alterações hormonais. Além disso, ao contrário do que se imaginava, os pés não retornam completamente ao formato original.
Na maioria dos casos em que houve a mudança, a altura do arco da sola do pé diminuiu cerca de duas medidas e o comprimento aumentou de 2 a 10 milímetros. Os pesquisadores também afirmaram que estas alterações ocorrem, em geral, na primeira gestação. As seguintes não teriam tanto impacto na estrutura dos pés.
VÍDEOS RECOMENDADOS:
30 fotos de transformações mágicas causadas apenas por maquiagem
Nova tendência toma conta do mundo, as mulheres estão provando que os corpos ideais não existem