O nível de aprendizado em Português e Matemática de mais da metade dos alunos com idades entre 14 a 17 anos está muito abaixo das expectativas. Estes foram os resultados identificados no do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), o mais importante exame brasileiro, que mede desempenho dos alunos.
De acordo com as avaliações, até mesmo os alunos do último ano do Ensino Médio não conseguem fazer cálculos básicos, como porcentagem, ou identificar a principal informação em uma reportagem. A prova, criada pelo Ministério da Educação (MEC), é aplicado em alunos do 5º ano e 9º ano do ensino fundamental e do 3º do médio desde 1995 nas escolas públicas.
Este ano, escolas particulares também puderam participar voluntariamente. Até a edição passada, estas instituições eram escolhidas por amostragem. No total, mais de 5,4 milhões de estudantes participaram da prova, que é usada como base para calcular o Índice de Desempenho da Educação Básica (Ideb), assim como informações de aprovação e reprovação.
No ensino médio a situação ainda é mais preocupante. Segundo os dados divulgados, 7 entre 10 alunos têm o nível de aprendizagem em Português e Matemática considerado insuficiente. Para o atual ministro da Educação, Rossieli Soares Silva, esta é “uma das coisas mais preocupantes que a gente tem no País. Ou o aluno abandona a escola ou fica e não aprende nada”.
No ensino fundamental, os números são um pouco mais satisfatórios, principalmente na etapa que avalia os estudantes do 1º ao 5º ano. Neste caso, 39% demonstraram níveis insatisfatórios em Português e 33% em Matemática no Saeb. Ainda assim, a maioria das crianças de 11 anos não são capazes de reconhecer o assunto de uma tirinha ou de um poema, por exemplo.
VÍDEOS RECOMENDADOS:
Grupo de crianças salva velhinha de ser presa
Um pai desesperado conseguiu amamentar o seu bebê e a sua história viralizou na Internet