O lar de idosos Victory Centre of Bartlett em Illinois, Estados Unidos, recebeu recentemente um morador muito especial: Daisy Mae, uma cadelinha de dois anos.
O Victory Centre of Bartlett possui uma parceria com o abrigo de animais ‘Anderson Animal Shelter’ através de um programa chamado ‘See Spot Retire’, no qual os idosos passam algum tempo com os cachorros, com o intuito de proporcionar aos seus moradores relacionamentos significativos, alívio do estresse e melhor saúde e bem-estar geral.
E os cachorros também se beneficiam desse programa, já que usualmente os mais idosos são usados nessa parceria, dando a esses animais abandonados uma nova perspectiva de vida.
Quando o lar de idosos decidiu que já era hora de adotar um cão para viver em tempo integral por lá, os residentes visitaram o abrigo, a procura do companheiro ideal. Embora o programa ‘See Spot Retire’ use cachorros mais velhos, uma cadelinha de dois anos ganhou o coração dos moradores. No momento que os olhos dos idosos encontraram os de Daisy Mae, foi amor à primeira vista.
A equipe do Anderson Animal Shelter trabalhou com os moradores do lar de idosos e com os membros da equipe para ajudar Daisy a se adaptar à sua enorme nova casa. Ela recebeu treinamento sobre como usar o elevador, sendo gentil com as pessoas que usam cadeiras de rodas e andadores, e respeitando os residentes e seus convidados. Afinal, a maioria dos animais de estimação não tem uma comunidade de quatro andares, muito menos interações com mais de cem pessoas diariamente.
Desde então, Daisy se tornou parte da família. Alguns moradores que não podem participar de outros programas de vida comunitária ou que são muito tímidos, têm deixado seus apartamentos com mais frequência para procurá-la.
Ela fornece uma ponte natural entre os residentes, ajuda a desenvolver amizades e incentiva as pessoas a se envolverem mais na comunidade.Daisy ajuda a melhorar o humor das pessoas, combate o isolamento e promove o bem-estar físico, pois os residentes são mais ativos cuidando dela, brincando com ela e caminhando com ela.
Na verdade, estudos mostram que pessoas que possuem animais de estimação possuem pressão arterial mais baixa, menos estresse, e níveis mais baixos de colesterol e triglicerídeos. Daisy não é apenas uma boa companhia para os idosos, como também os mantém mais saudáveis a longo prazo.
Daisy se apegou a várias pessoas no Victory Center of Bartlett.
Ela muitas vezes pode ser encontrada deitada com um residente em seu apartamento, confortando-o quando não está se sentindo bem.Ou então do lado de fora brincando como parte da fisioterapia para melhorar a amplitude de movimento ou equilíbrio de um residente.
Ela também pode ser encontrada cumprimentando moradores, membros da equipe e visitantes atrás da recepção ao lado da recepcionista – ela até participa do Happy Hour!Ela interage de uma maneira tão gentil, não apenas com os membros da comunidade, mas também com suas famílias e netos. Essa cadelinha foi com toda a certeza a melhor escolha para alegrar os moradores desse lar de idosos, e ela também teve a chance de viver uma vida recheada de todo o amor e carinho que merece.
Fonte: petco foundation