As coisas não estão nada boas para os gatos e seus donos que vivem na cidade de Omaui, na Nova Zelândia.
Os representantes do local querem banir os felinos em uma tentativa de proteger os pássaros nativos da região.
Todos os gatos podem ser atingidos por rígidas regras dessa nova proposta, que incluem que os que já vivem no local devem ser castrados, micro-chipados e colocados em uma lista onde serão monitorados até morrerem.
Ali Meade, gerente de operações de biossegurança, disse ao Newshub que as pessoas que atualmente possuem gatos não precisam se preocupar, já que o animal terá permissão para “viver sua vida natural” na área – mediante as regras impostas. Porém acrescentou: “Depois desse ponto, não haverá novos gatos. Uma vez que seu gato morra, você não poderá substituí-lo“.
A região é o lar de uma variedade de pássaros selvagens, incluindo fantail, tui e toutinegra cinza, os quais estão sob ameaça de gatos, de acordo com John Collins do Fundo de Caridade Omaui Landcare. Em entrevista, o homem declarou que eles não são inimigos dos gatos, mas que esperam que seu meio ambiente seja rico em vida selvagem.
“A vida selvagem nativa está desaparecendo rapidamente em todo o país, e em lugares como esse, onde as pessoas ainda ouvem e apreciam o canto dos pássaros, são bem raros“, disse John.
Além disso, o homem declarou que já se deparou com pássaros pequenos “aos pedaços” em seu quintal, atacados pelos felinos.
Porém, os donos de gatos não ficaram nada felizes com essas novas medidas e alegaram que irão protestar contra. Uma residente, Nico Jarvis, disse que se tal regra for incorporada, ela se recusará a cumpri-la, porque acredita que seus gatos são a única maneira de combater o problema de roedores da área.
Falando ao jornal, ela disse: “Se eu não puder ter um gato, não será saudável viver na minha casa. A comunidade aqui entende o lado conservacionista das coisas, absolutamente, mas acho que a longo prazo, as ramificações disso não são algo com o que os donos de gatos se sentirão confortáveis“, ela continuou.
Ӄ como um estado policial.
Nem sequer está regulando a capacidade das pessoas de ter um gato. Está dizendo que você não pode ter um gato e pronto“.Os residentes tem até o dia 23 de outubro para enviar suas opiniões sobre essa nova regra.
Vídeo recomendado: Cachorro impede gato de entrar em uma briga de um jeito muito hilário
Vídeo recomendado: Cachorro rouba a câmera filmadora do dono e se filma correndo pelo quintal