O amor é um sentimento muito amplo que pode ser demonstrado de distintas formas.
Se você às vezes não sente que está recebendo suficiente amor na sua vida, talvez seja porque não recebe o amor nas suas distintas variações. Veja abaixo sete tipos diferentes de amor:
1. O amor de amigo: é um amor que demanda tempo, ou seja, é construído aos poucos, através de uma relação de proximidade e identificação; não envolve erotização, mas intimidade.
2. O amor familiar: envolve um amor (normalmente) incondicional, que é compartilhado entre pessoas de um mesmo núcleo familiar.
3. O amor erótico: é o amor apaixonado, visceral e sexual entre parceiros românticos.
4. O amor prático: esse tipo de amor é o mais racional de todos, pois se fundamenta no dever e nos interesses de longo prazo. A atração sexual e o prazer ficam em segundo plano, e as compatibilidades pessoais são priorizadas.
5. O amor universal: diz respeito ao afeto que sentimentos (compaixão) pela natureza, por Deus, pela Arte, por estranhos, por causas sociais, por ideologias, etc.
6. O amor próprio: para muitas pessoas, o mais importante dos sete tipos aqui listados. Este é o amor que retrata a boa autoestima e que indica o conforto sob a própria pele. Se temos amor próprio, irradiamos isso diante do mundo e atraímos as pessoas.
7. O amor lúdico: amor hedonista; indica sentimento prazeroso que experimentamos (sem amarras) ao dançar, flertar, brincar, etc.
O que você achou desse artigo? Por favor, deixe sua opinião na seção de comentários abaixo.