Muitas pessoas, homens e mulheres, gostariam de saber o que, afinal, torna o corpo masculino mais atraente para uma mulher.
Bem, pesquisadores da Universidade Griffith tentaram desvendar esse mistério.
O estudo analisou o comportamento de fêmeas de muitas espécies de mamíferos, constatando que todas evoluíram para preferirem os machos mais fortes. Segundo os pesquisadores, o mesmo ocorre com seres humanos.
Um aspecto, portanto, que é bastante importante no sexo oposto e que chamaria a atenção das mulheres é a força física, especialmente a exibição de força na parte superior do corpo. Ombros largos, aptidão física e força no punho são características desejáveis.
Muitos psicólogos evolucionários defendem que mulheres baseiam suas escolhas de parceiros em qualidade genética dos homens e sua capacidade de investir recursos na mulher e na sua prole. No passado, a característica na qual as mulheres se baseavam para escolher um homem era na sua força física, pois isso indicava que ele era capaz de defender a família e trazer recursos para casa.
“As mulheres modernas ainda devem ter mecanismos de escolha de companheiros que respondam a pistas da habilidade de luta de um homem. Um componente crucial da capacidade de um homem de lutar é a força do corpo superior”, comenta o Dr. Aaron Sell, um dos autores do estudo.
ADVERTISEMENT
Ainda, no estudo, os pesquisadores mostraram fotos de corpos masculinos e perguntaram às mulheres entrevistadas o quão atraentes eles eram. O objetivo era testar a importância da força física para a atratividade corporal dos homens, e os resultados mostraram que foi possível prever o quão atraente o corpo de um homem é a partir de três coisas: a sua força aparente, a sua altura e a sua magreza.
Nenhuma das 150 mulheres entrevistadas preferiu homens fracos a homens fortes, tamanho é o efeito da força nas preferências das mulheres. Acrescentado a isso, a aparência de forte era mais importante para a atratividade do homem do que a altura ou a magreza; por isso, Dr. Sell concluiu que “A força nominal de um corpo masculino é responsável por 70% da variância em atratividade”.
A altura e o peso têm importância na atratividade e podem indicar que as mulheres buscam corpos saudáveis para passar bons genes às suas proles. Além disso, corpos magros e altos podem possuir vantagens em situações de agressão prolongada, ou mesmo em caça e lutas. Isso pode explicar por que as mulheres inconscientemente preferem homens com porte atlético a homens ”mirradinhos”.
Apesar disso, o Dr. Sell salientou que existe o fator cultural que também explica o porquê dessas preferências, e que embora as mulheres desse estudo preferissem homens com um perfil de corpo e de rosto mais forte, há aquelas que nem sempre preferem homens com um perfil assim.
E você? Qual biotipo prefere no sexo oposto?
O estudo do Dr. Sell foi publicado na revista Proceedings of the Royal Society B.
Fonte do artigo: Phys
O que você achou desse artigo? Por favor, deixe sua opinião na seção de comentários abaixo.