Até o momento, acreditava-se que o ataque cardíaco só poderia ser diagnosticado enquanto estivesse acontecendo, através dos sintomas característicos, como dor no peito, fadiga, sudorese e desconforto no braço esquerdo.
No entanto, um recente estudo conseguiu comprovar que o corpo dá sinais do infarto com certa antecedência.
De acordo com a pesquisa publicada no Annals of Internal Medicine, alguns sintomas que precedem o ataque cardíaco podem aparecer com até um mês de antecedência ou, até mesmo, 24h antes. Para isso, os cientistas analisaram dados de mais de 800 adultos com idades que variam de 35 a 65 anos.
Com isso, os cientistas conseguiram constatar que quase todos os voluntários, mais exatamente 93% deles, apresentaram os mesmos sintomas até um dia antes de terem um infarto. Em geral, os pacientes sofreram desmaios e sentiram palpitações.
Sendo assim, o estudo indica a importância de dar atenção a sintomas que, normalmente, são ignorados ou taxados como algo mais simples. Muitas vezes, ao sofrer um desmaio, a pessoa não procura um médico por acreditar ser apenas uma queda de pressão. As palpitações, em geral, são vistas como ansiedade e nervosismo. No entanto, estes sintomas podem indicar que algo muito mais grave pode estar para acontecer.
VÍDEOS RECOMENDADOS:
10 sinais de que a sua circulação sanguínea está com baixo índice de oxigênio
Saiba mais sobre a psoríase: sintomas e fatores de risco