Viena é apontada como a cidade mais habitável do mundo, de acordo com uma nova pesquisa.
A capital da Áustria assumiu o topo do ranking de cidade mais habitável do mundo. Agora Melbourne foi para o segundo lugar, em 2018.
O surpreendente foi que Nova York e Londres nem chegaram ao top 40 das cidades habitáveis. A capital síria, Damasco, foi considerada a cidade menos habitável do mundo.
O estudo levou em conta 140 cidades de todo o mundo e as classificou em saúde, estabilidade, cultura, meio ambiente, infraestrutura e educação.
A lista foi compilada pela Economist Intelligence Unit para o seu 2018 Global Liveability Ranking.
Depois de Viena e Melbourne, a cidade japonesa de Osaka ocupou o terceiro lugar seguido por Calgary, no Canadá.
O quinto e sexto lugares foram ocupados por Sydney e Vancouver, enquanto houve um empate pelo sétimo lugar entre Toronto e Tóquio.
Copenhague, na Dinamarca, foi a única cidade européia que chegou ao topo das dez cidades habitáveis e ficou em nono lugar.
O décimo lugar foi roubado por Adelaide, tornando-se a terceira cidade australiana na lista.
A cidade mais bem classificada do Reino Unido foi Manchester na 35ª posição, enquanto Londres chegou ao 48º lugar.
Nos EUA, Honolulu foi a cidade mais bem avaliada e obteve a 23ª posição, enquanto Nova York chegou no 57º lugar.
Na Ásia, Hong Kong, cuja classificação caiu drasticamente em 2015 devido aos crescentes temores de distúrbios causados pelo Umbrella Revolution, recuperou-se em grande parte e ficou em 35º lugar.
Na América Latina, Buenos Aires (Argentina, 62) continuou a ser a cidade mais habitável da região, enquanto Caracas (Venezuela, 126) permaneceu como a cidade menos habitável da região.
Do outro lado do mundo, a Ásia, a África e o Oriente Médio foram responsáveis pelas dez cidades de menor pontuação da pesquisa, cujas classificações foram muito afetadas pela violência, seja por terrorismo, guerra, crime ou insurgência civil.
Juntamente com Damasco, a cidade paquistanesa de Karachi, Lagos, na Nigéria, e Daca, em Bangladesh, estavam entre as cidades mais bem avaliadas.
O editor da pesquisa, Roxana Slavcheva, disse:
‘Globalmente, este foi um ano de muitas mudanças. Não apenas Viena deslocou Melbourne para se tornar a cidade mais habitável, mas um total de 77 cidades viram uma mudança em seus índices de habitabilidade.
“Um retorno à relativa estabilidade, depois de vários ataques terroristas de grande visibilidade e incidentes de distúrbios civis em grande parte da Europa Ocidental e da América do Norte, significou que apenas nove dessas cidades registraram um declínio nesse período.”
O que você achou desse artigo? Por favor, deixe sua opinião na seção de comentários abaixo.