Flamingos que vivem em uma reserva de aves selvagens britânicas colocaram ovos pela primeira vez em 15 anos, após uma onda de calor imitar as condições que normalmente experimentariam na natureza.
Essas aves exóticas podem passar anos sem colocar novos, então essa situação foi vista como um milagre. Mark Roberts, o gerente de avicultura da reserva, chamou de “uma surpresa maravilhosa e bem-vinda”.
Para incentivar os animais a colocarem ovos, os funcionários da reserva costumam ajudá-los a construir ninhos. Porém, eles tem certeza de que foi o calor que fez com que as aves colocassem ovos.
A organização ‘Wildfowl & Wetlands Trust’ revelou que seis das aves exóticas colocaram nove ovos devido ao calor, no entanto todos eram inférteis.
Por conta disso, a reserva da instituição de caridade em Gloucestershire, no sudoeste da Inglaterra, deu aos flamingos ovos de parentes próximos, os flamingos chilenos, para cuidar.
Esse ato teve como objetivo encorajar os outros pássaros a colocarem mais ovos, na esperança de que algum deles possa ser fértil.
A última vez que os flamingos se reproduziram com sucesso foi em 1999 e um dos filhotes que nasceu nessa época está pronto para colocar ovos no momento.
Ambos os flamingos andinos e chilenos são considerados em risco de extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza. As aves chilenas são descritas como “quase ameaçadas” por causa da colheita de ovos, caça, perturbação e perda de habitat, enquanto os andinos são chamados de “vulneráveis” por causa da exploração do passado que encolheu sua população.
Vídeo recomendado: Ele tem 24 anos e gastou mais de mil euros para se tornar uma sereia