Todo mundo conhece aquela pessoa que, ao menor sinal de exposição ou constrangimento, fica com o rosto completamente vermelho de vergonha. Além de ser uma característica muito adorável, uma recente pesquisa indica que o rubor é um sinal de ótimo caráter.
Segundo o estudo, publicado no Journal of Personality and Social Psychology – um periódico especializado em comportamento humano –, ficar ruborizado ao sentir-se envergonhado faz com que os outros te considerem confiável. Além disso, a pesquisa conseguiu comprovar que pessoas com essa característica são, em geral, mais generosas.
Para chegar a estas conclusões, os pesquisadores avaliaram dados de 60 voluntários, todos estudantes universitários, obtidos através de testes que analisaram gestos que expressam constrangimento: cobrir a boca, sorriso nervoso, olhar para o chão e, claro, ficar com o rosto vermelho.
Os cientistas também estudaram a forma como tais reações eram interpretadas por terceiros e conseguiram concluir que ações moderadas de demonstrar vergonha, como o ato de ruborizar, são consideradas uma virtude pela maioria. E, por isso, não devem ser evitadas ou reprimidas.
VÍDEOS RECOMENDADOS:
Os sintomas que as mulheres experimentam durante a perimenopausa
10 sinais de que a sua circulação sanguínea está com baixo índice de oxigênio