É inegável que o café é uma paixão nacional.
Tem muito brasileiro que não consegue começar o dia sem tomar aquela xícara bem quentinha e forte pela manhã. No entanto, por muitos anos, a bebida foi tratada como vilã. Agora, novos estudos demonstram que o cafezinho é saudável e ainda traz outros benefícios surpreendentes, principalmente se ingerido em sua forma verde, quando os grãos ainda não foram torrados, consumida através de extrato.
Um estudo realizado pela Universidade de Cambridge, em Londres, uma das instituições mais renomadas do mundo, conseguiu concluir que o café verde pode ser um forte aliado para o emagrecimento, além de ajudar a reduzir a circunferência abdominal e aumentar a energia, favorecendo a prática de atividades físicas.
A pesquisa, que foi publicada no Jornal Britânico de Nutrição, afirma ainda que consumir cerca de três ou quatro xícaras de café por dia – de preferência com grãos verdes, que guardam muito mais propriedades –, ajudam na prevenção de doenças coronárias, Doença de Parkinson, hipertensão e diabetes tipo 2.
“O café reduz significativamente o aumento da glicose no sangue e a resistência à insulina”, afirma o estudo. O grão não torrado preserva muito mais as propriedades naturais, como, por exemplo, uma alta concentração de ácido clorogênico, que é capaz de acelerar o metabolismo do corpo e ajudar na perda de peso.
A forma mais comum, aquela que bebemos todos os dias, também preserva algumas destas propriedades, claro que em menor quantidade, sendo um pouco menos eficaz. Para conseguir os efeitos desejados, no entanto, é importante consumir a bebida sem açúcar, leite ou qualquer tipo de adoçantes artificiais.
VÍDEOS RECOMENDADOS:
Aqui vão 7 legumes que você nunca deve comer crus
Conheça 9 usos diferentes para o bicarbonato de sódio