Infelizmente, muitos países ainda sofrem com surtos de doenças que, há muito, já foram erradicadas ou que possuem tratamentos simples.
Normalmente, são países economicamente pobres, que não conseguem levar vacinas e remédios para grade parte da sua população. Em muitos destes casos, as crianças são as mais afetadas.
O surto de poliomielite na Nigéria é um caso claro disso. Até muito pouco tempo atrás, o país vivia uma grave crise na saúde pública, registrando mais da metade dos casos da doença em todo o mundo. A falta de campanhas de vacinação e de outros direitos básicos, como saneamento e condições mínimas de higiene, são as principais causas da epidemia.
No entanto, o país conseguiu vencer esta doença. Com muito empenho do governo e de alguns órgãos internacionais, a Nigéria se livrou da poliomielite, não registrando novos casos da doença desde 2016. O tratamento custou muito caro, um total de US$ 76 milhões (R$ 250 milhões). A dívida, no entanto, será paga pela Fundação Bill e Melinda Gates, criada pelo bilionário fundador da Microsoft.
De acordo com o jornal Premium Times, o Japão emprestou o montante à Nigéria em 2014, quando o país estava passando por um grave surto de poliomielite e com altos índices de paralisia infantil. A instituição Overseas Development Assistance (ODAs), concedeu então o valor necessário para que o programa de prevenção e tratamento fosse colocado em prática. O valor deveria ser pago em até quatro anos.
No entanto, a economia nigeriana, como a de muitos outros países do mundo, está passando por uma das piores crises de sua história e o país ficou impossibilitado de pagar a dívida. Foi então que surgiu a proposta do casal Bill e Melinda.
A Fundação Gates se comprometeu a quitar a dívida, mas com uma condição: o governo nigeriano teria que conseguir promover, no mínimo, uma campanha de vacinação por ano que cobrisse, ao menos, 80% de todo o território do país. Como o objetivo foi cumprido, a instituição pagará o valor integral da dívida em até 20 anos.
VÍDEOS RECOMENDADOS:
10 piores tipos de dor que são impossíveis para os seres humanos suportarem
Estranha finge ser mãe de menina de 12 anos e a salva de ser sequestrada