Você sabia que o seu animal de estimação pode ser um doador de sangue? É provável que não, já que a maioria de nós não fazia ideia de que algo assim era possível.
Muitas vezes, um dono só fica sabendo disso quando seu pet precisa de uma transfusão.
“A pessoa só vai ter noção quando o seu animal entrar em um processo de necessidade de doação”, disse Simone Gonçalves, responsável pelo laboratório e centro de hemoterapia veterinária do Hemovet, em entrevista à Isto É.
Porém, assim como nós humanos, os pets precisam estar gozando de boa saúde para que possam ser doadores. Os cães e gatos também precisam estar com as vacinas e os vermífugos em dia, não podem estar acima do peso normal, não podem ter recebido nenhuma transfusão de sangue eles mesmos e precisam ser mansos, pois a coleta é feita pela jugular do animal.
Bem parecido com os humanos, os gatos tem três tipos sanguíneos: A, B e AB. Já os cães tem mais de 13 variações sanguíneas, que dependem de sua raça. Embora hajam todas essas variações, cães e gatos podem salvar até quatro vidas com uma única doação.
Porém, assim como entre nós humanos, ainda há uma dificuldade de conseguir estoque de sangue, seja porque os donos não querem submeter seus pets a esse tipo de coisa, ou simplesmente porque não faziam ideia de que isso era possível.
Então agora que já estamos todos informados, que tal levar nossos animaizinhos para fazer uma boa ação? Se eles se encaixam nos pré-requisitos, eles podem ser os grandes heróis do dia!