Quando você imagina o Monte Everest, provavelmente pensa em uma paisagem intocada coberta de neve.
No entanto, devido à alta escala do turismo, essa imagem é muitas vezes distante da realidade.
Notícias da caneta / Alton Byers
Fotos expuseram o impacto que os visitantes têm na montanha, mostrando onde o lixo termina. O geólogo da montanha Alton Byers disse que a montanha em si permaneceu relativamente clara a partir das expedições de limpeza bem divulgadas todos os anos.
Notícias da caneta / Alton Byers
O Dr. Byers, da Universidade do Colorado em Boulder, acrescentou que muitos turistas adoeceram devido ao despejo de lixo humano nos rios locais.
Notícias da caneta / Alton Byers
“As 12.000 toneladas de resíduos humanos gerados a cada temporada no acampamento base do Everest são despejados em buracos nos cursos d’água sazonais, e isso explica o grande número de visitantes que adoecem.”
Notícias da caneta / Alton Byers
O Comitê de Controle da Poluição de Sagarmatha, que lida com resíduos no lado nepalês da montanha, disse ao Dr. Byers que ele não tem controle sobre os resíduos gerados pelas lojas ao redor do Everest. O Dr. Byers disse que as tentativas de resolver o problema devem se concentrar na redução do lixo sólido que entra no Parque Nacional de Sagarmatha, do qual o Everest faz parte, enquanto melhora a reciclagem.
O que você acha deste artigo? Por favor, deixe seus comentários abaixo!