O romance é o gênero da sétima arte que representa aquele nosso lado que reivindica um espaço no cotidiano para o amor e para os sentimentos. Hoje separamos dez filmes românticos para você que quer fugir da vida se ela anda parada demais, ou se quer assistir a uma linda história de amor! Esses filmes fogem concepções tradicionais trilhadas, pois a história de cada um destrincha um compêndio pouco abordado do romance.
#1 Closer – Perto Demais (Mike Nichols, 2004)
A vida de dois casais é entrelaçada de uma forma totalmente diferente. ‘Closer – Perto Demais’ é um filme que abalou a crítica, tendo sido vendido na época como uma história de amor madura – o retrato do amor tal como ele é. O filme parece conseguir traduzir como os relacionamentos afetivos se constroem e se destroem com uma organicidade ímpar, e merece ser visto pelo visto uma vez na vida!
#2 Procura-se um Amigo para o Fim do Mundo (Lorene Scafaria, 2012)
Um meteoro irá colidir na Terra e, em pânico pela iminência do fim do mundo, a esposa de Dodge decide abandoná-lo. Mas ele ainda está disposto a viver alguns dias de amor, felicidade e aventura antes do apocalipse – é aí que entra a sua vizinha na história, e ambos saem em busca de redenção. É um filme excelente!
#3 Orgulho e Preconceito (Joe Wright, 2006)
Elizabeth Bennet, vive com sua mãe, pai e irmãs no campo, na Inglaterra.
Por ser a filha mais velha, ela enfrenta por parte dos seus pais a crescente pressão para se casar.Ao conhecer Darcy, um jovem aristocrata recém chegado na região, o orgulho dos dois se choca e eles se detestam à primeira vista.
Elizabeth sente muita dificuldade em explicar aos seus parentes que está bastante satisfeita com a ideia de ler os seus livros e ser uma mulher livre.No entanto, como sua família está falida, eles precisam que ela case logo, aproveitando a sua juventude para arranjar logo um marido rico enquanto pode.
No decorrer do filme, acompanhamos o desenvolvimento magistral da relação de Darcy com Elizabeth, que do orgulho e do preconceito passa para uma paixão incontrolável e transbordante.Um clássico muito bem trabalhado nas mãos de Joe Wright!
#4 Mesmo Se Nada Der Certo (John Carney, 2013)
Nesta trama, temos a formação de um laço diferente de amizade: um produtor musical e uma aspirante a cantora descobrem um ao outro em um momento aleatório da vida e desenvolvem uma grande amizade sobre o dinâmico cenário da indústria musical. O romance aqui se manifesta de forma platônica: podemos ver que os personagens obtêm prazer simplesmente estando na companhia do outro. Na imagem acima, uma das cenas mais famosas do filme. Só vendo para entender!
#5 Amores Expressos (Kar-Wai Wong, 1994)
A fotografia desse filme é inexplicável, de tão bela. Simples mas poético, ‘Amores Expressos’ é considerado uma obra-prima do diretor Kar-Wai Wong. A trama mostra as trajetórias de dois casais em meio à povoada e solitária Hong Kong.
#6 Hiroshima, Meu Amor (Alain Resnais, 1959)
Uma atriz francesa está trabalhando em um filme com gravações concentradas em Hiroshima e se envolve com um homem local, com quem vive um romance intenso. O filme vale pela história forte, diálogos viscerais e atuações catárticas.
#7 Before Sunrise/Before Sunset/ Before Midnight (Linlaker, 1995)
Baseado em sua experiência com uma jovem que encontrou durante uma viagem, o diretor Linklater resolveu dirigir a trilogia ”Before…”.
Autobiográfica, portanto, a trama fala de uma jovem francesa e de um rapaz americano que se encontram casualmente num trem na Europa e se apaixonam durante a viagem.
No entanto, eles precisam regressar ao seu país de origem nesse mesmo dia, portanto restam poucas horas aos dois para que possam ficar juntos, e eles decidem passá-las em Viena.O resto da trilogia (Before Sunset e Before Midnight) conta o que aconteceu a partir disso.
#8 Monsieur e Madame Adelman (Nicolas Bedos, 2017)
O filme se debruça sobre a vida do casal Sarah e Victor, casados há mais de 45 anos. Victor é escritor e extremamente narcisista; Sarah é sua editora e, de estudante brilhante, passou a viver à sombra de Victor. No entanto, no decorrer do filme, passamos a entender melhor a complexidade das personagens e do próprio universo do casamento. Afinal, dentro de um casamento há muito mais do que amor: há também ambições e segredos que alimentam a odisseia da vida em casal.
#9 W.E. (Madonna, 2012)
Esse drama romântico relata duas histórias paralelas: a história de amor entre o Rei Eduardo VIII e a americana divorciada Wallis Simpson em 1936, e uma mulher que ficou obcecada o romance entre o Rei e a plebeia após ler várias cartas de Wallis, em 1998. Atente para o fato de que esse filme foi dirigido pela diva Madonna e que a crítica simplesmente amou a direção de arte, figurino, dentre outros atributos!
#10 O Artista (Michel Hazanavicius, 2012)
O ator George Valentin é uma estrela do cinema mudo da década de 20, mas de repente a sua carreira chega ao fim pela chegada do cinema sonoro. Peppy Miller, por sua vez, é a queridinha do cinema falado em ascensão. Mas tem uma coisa a favor de George: Peppy é apaixonada por ele! Será que o destino vai ser bonzinho?
O que você achou da nossa lista? Por favor, deixe sua opinião na seção de comentários abaixo.
E compartilhe este post seus amigos no Facebook!
Vídeo recomendado!
10 livros (simples) para ler antes de morrer