Para se desenvolverem propriamente, as crianças necessitam da leitura. No entanto, hoje em dia, com o advento da Internet e com tantas ideias para brincadeiras nos tablets e celulares, os livros ficaram em segundo plano.
Muitos pais já desistiram da ideia de insistir para que seus pequenos leiam, e deixaram essa missão para os professores. Nesse post, compartilharemos 5 formas de incentivar a leitura com as crianças sem sobrecarregar os professores, levando em consideração estratégias que poupam dinheiro, aproximam pais e filhos e que aproximam até mesmo adultos da leitura. Afinal, não são só os pequenos que estão afastados dos livros!
A ideia por trás dessa iniciativa é fazer com que as pessoas (especialmente as crianças) vejam a leitura como algo agradável; um hábito que permite a qualquer um viajar.
Aos pais, a hora da leitura é o momento perfeito para passar ao lado do seu filho e estabelecer com ele um diálogo emocional e criativo.Além disso, estudos apontam que crianças que ouvem histórias desde cedo tendem a ser mais criativas, a ter melhor vocabulário e a desenvolver mais e melhor suas opiniões e ideias.
Abaixo, compartilhamos com você algumas ideias sobre como praticar leitura com seu pequeno de uma maneira acessível e prazerosa:
1.
Biblioteca comunitáriaSe você já tem muitos livros infantis em casa e conhece outras famílias que também têm obras paradas, pode incentivar a sua escola a criar uma pequena biblioteca comunitária, onde as crianças levam os seus livros, pegam os dos amigos emprestados e têm sempre disponíveis leituras novas para explorar.
O ideal é que esse seja um ambiente livre para as crianças deixarem seus livros e levarem outros para casa, e tornarem esse um hábito comum: ler um livro da biblioteca, devolvê-lo, pegar outro e assim por diante.
É uma maneira de ensinar também sobre a importância do compartilhar e de cuidar bem de algo que é bom para todos – por isso as crianças precisam também estarem envolvidas no cuidado e manutenção dessa biblioteca.2.
Troca de livroCom a ajuda dos amiguinhos da escola/bairro e/ou das famílias mais próximas, vá trocando livros ao invés de deixá-los acumulando pó na estante.
A dinâmica de pegar algo de alguém emprestado e emprestar algo seu a alguém ensina a criança coisas muito importantes da sociedade.Por exemplo, ensina a ela sobre como é importante compartilhar informações e ideias que fazem bem aos outros.
Ainda que o seu filho possa apresentar resistência em emprestar as suas coisas, você deve trabalhar para fazê-lo entender que, ao fazê-lo, ele se torna especial para o funcionamento daquele sistema perfeito, e fará outra pessoa feliz.Além disso, ao emprestar, ele também receberá algo emprestado – não se esqueça de ensinar a ele que a importância de cuidar do livro que ele receberá emprestado! Essa parte também é bem importante…
3. Leitura em grupo
Reúna crianças em sua casa e leiam juntos. Preparem comidas gostosas e imitem um sarau. De forma lúdica e descontraída, esse evento vai mostrar para as crianças porque nenhum tablet ou celular é páreo para um livro. É preciso fazer bastante silêncio para ouvir quem está lendo, e quem está lendo precisa falar alto e bem claro.
4.Clube do livro
Esse é um clássico entre os adultos. Aqui, a ideia é reunir as crianças entre os adultos, fazendo-os ler o mesmo livro para que discutam depois a leitura. Já que os pais fazem parte desse momento de leitura e discussão em grupo, as crianças ficam em contato com os amigos e reforçam os laços com os pais, compartilhando as experiências que tiveram com a leitura.
5.Criando uma rotina
A leitura é um hábito cultivado todos os dias, como um jardim que deve ser regado diariamente, e não esporadicamente. Essa é uma das primeiras lições a se ensinar para a criança. Se os pais conseguirem inserir na rotina diária da criança um espaço para a leitura, já está ótimo: alguns dias por semana ou alguns minutos por dia estão de bom tamanho. Pai, separe separe horários específicos para você ler com o seu filho e aproveite o tempo que tem ao lado dele!
Continue lendo sobre cinco formas de incentivar a leitura no vídeo abaixo!
Se você gostou deste post, compartilhe com seus amigos e familiares!
Vídeo recomendado!
10 livros (simples) para ler antes de morrer