Com a crescente demanda por alternativas alimentares mais saudáveis, os consumidores estão investigando as opções sem glúten, embora poucos anos atrás a maioria de nós sequer soubesse que tais possibilidades existiam.
Devido a alegações de que a dieta sem glúten é mais amigável ao nosso corpo e ao marketing extensivo dessas alegações, muitos consumidores já aceitaram que a dieta sem glúten é o caminho que desejam/precisam seguir. Outros, no entanto, preferem a sua dieta convencional e não estão dispostos a negociar isso por nada.
Pixabay
Tudo isso nos leva a uma questão. A dieta isenta de glúten é realmente melhor para todos nós?
O que é glúten?
“Uma mistura de duas proteínas presentes nos grãos de cereais, especialmente o trigo, responsável pela textura elástica da massa.”
“ Uma substância proteica elástica, especialmente de farinha de trigo, que dá coesão à massa.”
“Uma substância dura, viscosa e nitrogenada, que permanece quando a farinha de trigo ou outro grão é lavada para remover o amido.”
Pixabay
Isso mesmo, o glúten é, na verdade, uma proteína, e pode ser encontrada no trigo, cevada e centeio. É comumente associado ao pão, mas também pode ser encontrado em alimentos como saladas, sopas e até suplementos de proteína.
Pixabay
Restrições Necessárias
Como alertam os especialistas, os indivíduos com intolerância ao glúten e aqueles com doença celíaca devem evitar o glúten em todos os alimentos para evitar sintomas como desconforto, inchaço, gases e diarréia. Aqueles que sofrem de doença celíaca podem até desenvolver condições de longo prazo “como osteoporose, infertilidade, danos nos nervos e convulsões”, se eles continuarem consumindo glúten.
Mas isso vale para os celíacos ou a dieta sem glúten deveria ser seguida por todo mundo?
Pixabay
Dieta sem glúten para todos?
Segundo a Scientific American , não há evidências de que pessoas que não sejam intolerantes ao glúten possam se beneficiar de uma dieta sem glúten.
Pelo contrário, evitar completamente o glúten pode fazer com que você perca várias vitaminas e nutrientes essenciais que se ligam ao glúten dentro do corpo e produzem elementos essenciais, como o B-12.
Enquanto para alguns que não têm glúten podem mudar a vida para melhor, a ciência não sugere que todos possam se beneficiar de tais mudanças. É importante entender que o glúten não é nosso inimigo e que muito do marketing por trás da dieta sem glúten se baseia puramente na tentativa lucrar, em vez de melhorar a vida das pessoas.
Pixabay
Como diz o ditado, “o que é bom para um, não é bom para todos”. Se você quer experimentar uma dieta sem glúten, é melhor ir em frente e ver como isso vai fazer você se sentir. Ou, melhor ainda: procure um nutricionista e converse com ele de maneira mais aprofunda, realizando exames e lidando de maneira responsável com a sua saúde.
E então, quais são seus pensamentos sobre a dieta livre de glúten? Você tentou aderir a essa dieta? Você é celíaco ou conhece alguém que é? Deixe-nos saber nos comentários abaixo e não se esqueça de clicar em compartilhar!
Se você gostou deste post, compartilhe com seus amigos e familiares!
Vídeo recomendado!
Saiba Mais Sobre A Psoríase Sintomas E Fatores De Risco