Samara Felippo se tornou uma referência quando o assunto é aceitação dos cabelos crespos e cacheados.
Mesmo tenho cabelo liso, a atriz tem duas filhas com ascendência negra e, desde que elas nasceram, sempre tentou fazer com que as meninas amassem seus cabelos como são.
A atriz, inclusive, mantém um perfil nas redes sociais chamado “muito além de cachos”, que promove a representatividade, empoderamento infantil e aceitação dos cabelos naturais. Samara também posta vídeos divertidos nos quais dá dicas sobre cuidados com cabelos crespos e cacheados junto das filhas.
View this post on InstagramADVERTISEMENT
Recentemente, a atriz recorreu às redes sociais para comentar sobre um caso que gerou muita revolta na web: A menina Bella, de 8 anos, que teve os cachos cortados e alisados pela madrasta durante uma visita a casa do pai. Tudo foi feito sem a permissão da mãe da menina.
Através de seu perfil no Instagram, Samara disse que o caso mexeu demais com ela e deixou-a muito “para baixo”. “Passei o dia recebendo essa notícia! Fiquei tão down que não sei nem direito como me posicionar. Foram milhares de pessoas me enviando, elas sabem da minha luta. Eu agradeço a cumplicidade e a empatia”.
Ela falou sobre como sempre lutou para que as filhas se sintam bem com seus cabelos reais e sobre a importância de, desde sendo, ensiná-las a amar suas origens. “Ninguém tem o direito de violar a identidade negra de uma criança, seu cabelo é sua força, sua raiz, seu poder, é resistir a esse mundinho doente cheio de padrões de bosta. O que essa mulher e esse pai fizeram é de uma crueldade sem fim”.
Samara comentou ainda que dava para ver como Bella amava seus cachos e que a menina poderia inspirar outras crianças a também se aceitarem. “Vendo o Instagram da Bella , é nítido que ela ama o cabelo, é nítido que ela é empoderada e se ama do jeitinho que é. E ostenta isso com orgulho, e inspira muitas meninas negras, cacheadas”.
https://www.instagram.com/p/BkvW6LNBnLr/?taken-by=sfelippo
Leia o texto na íntegra:
Passei o dia recebendo essa notícia! Fiquei tão down que não sei nem direito como me posicionar.
Foram milhares de pessoas me enviando, elas sabem da minha luta.ADVERTISEMENT Eu agradeço a cumplicidade e a empatia.
Sabem tudo que fiz e faço para minhas meninas amarem seus cachos. Todo meu cuidado e atenção principalmente em levar isso as milhares de mães e meninas que ainda sofrem com esse racismo criminoso.
Ninguém tem o direito de violar a identidade negra de uma criança, seu cabelo é sua força, sua raiz, seu poder, é resistir a esse mundinho doente cheio de padrões de bosta.ADVERTISEMENT O que essa mulher e esse pai fizeram é de uma crueldade sem fim.@dicas_da_bella , é nítido que ela ama o cabelo, é nítido que ela é empoderada e se ama do jeitinho que é. E ostenta isso com orgulho, e inspira muitas meninas negras, cacheadas.
Vendo o IG daADVERTISEMENT Isso é racismo.
Isso é um crime. Isso é não dar escolha. É alimentar o preconceito.
Bella você é linda e esses cachos vão florescer mais fortes ainda.
Mãe da Bella todo meu apoio e aliança. Estamos juntas e continuemos resistindo. ✊?Parabéns por se posicionar?ADVERTISEMENT
Vídeos recomendados:
Jogadores de basquete interrompem a partida ao ver que alguns torcedores estavam tirando sarro de uma líder de torcida
10 famosos que são parentes e você nem faz ideia!