Uma situação bastante constrangedora envolvendo Galvão Bueno e Sandra Annenberg após o jogo do Brasil e México na última segunda-feira (2). Depois do fim da partida, Sandra estava mostrando toda a sua empolgação por receber a taça da Copa do Mundo no estúdio. Ela explicava que, devido ao protocolo, não podia tocar no prêmio quando foi interrompida por Galvão.
A conversa, muito criticada pelos internautas, ocorreu assim:
– Sandra, você já foi campeã do mundo jogando futebol?
– Infelizmente, não.
– Você é presidente da Fifa?
– Também não.
– Você só pode tocar na taça se colocar luvas, hein? É do protocolo.
– Eu sei disso tudo, Galvão.
Para os internautas, Galvão cometeu dois atos machistas, conhecidos como “manterrupting” e “mansplaining”. O primeiro termo é a junção das palavras inglesas “homem” e “interrompendo”. Já o segundo une “homem” com “explicando”.
O “manterrupting” acontece quando um homem interrompe a fala de uma mulher desnecessariamente, impedindo que ela conclua seu raciocínio. Já o “mansplaining” ocorre quando um homem “explica” a mulher algo que ela obviamente já sabe, reafirmando a premissa machista de que as mulheres geralmente não entendem das coisas e que cabe aos homens ensiná-las.
De acordo com os telespectadores, foi exatamente isso que Galvão fez com a colega de trabalho. Enquanto Sandra tentava explicar os motivos dela não poder tocar na taça, foi interrompida pelo narrador, que tentou “ensiná-la” algo que ela já estava explicando.
Sandra ficou claramente constrangida com a situação, mas não perdeu o bom humor. Nas redes sociais, choveram críticas ao apresentador. “Galvão sendo desnecessário com a Sandra como se ela não soubesse das coisas”, comentou um. “Galvão Bueno explicando pra Sandra Annenberg que ela não podia tocar na taça sendo que ela tinha acabado de falar que não podia tocar na taça. Que sujeito insuportável”, comentou outra.
Veja mais algumas reações:
https://twitter.com/psicofloyd/status/1013833435666964481
homem sempre parte do pressuposto que mulher n entende nd de futebol né
o galvão falando p sandra que ela n podia tocar na taça pq ela n é presidente da fifa e nem ganhou jogos pelo br
e é evidente que ela sabia disso pq ELA FALOU NO COMEÇO Q NÃO PODIA TOCARADVERTISEMENT — última boa malandra (@vagaabs) July 2, 2018
Galvão Bueno explicando pra Sandra Annenberg que ela não podia tocar na taça sendo que ela tinha acabado de falar que não podia tocar na taça. Que sujeito insuportável.
— ? (@iaraujo91) July 2, 2018
ADVERTISEMENT
O Galvão acabou de cometer um mansplaining. A Sandra disse " a taça está aqui e eu nem posso tocar". Logo em seguida o Galvão disse "Você é campeã mundial? Você é presidente da FIFA? Então só pode tocar usando luvas" coisa óbvia que ela mesma já tinha dito.
ADVERTISEMENT — Estou no @rmsweat1 (@Armynizando) July 2, 2018
Galvão sendo desnecessário com a Sandra como se ela não soubesse das coisas pic.twitter.com/lkxAFbXR19
— Bruba ︽✵︽ (@filhotedethanos) July 2, 2018
O Galvão mostrando AO VIVO o famoso mansplaining KKKK
homem ne..
Interrompeu a sandra pra falar uma coisa que ELA JA TAVA FALANDO
??ADVERTISEMENT — ¨*• baby ⭕️ •*¨*• (@cherryukhei_) July 2, 2018
Combo manterrupting + mansplaining ao vivaço: Galvão Bueno não só interrompeu a fala da Sandra Annenberg agora, como o fez para explicar aquilo que ela já sabia e estava justamente falando.
ADVERTISEMENT — mendes (@mendesandreh) July 2, 2018
Vídeos recomendados:
Jogadores de basquete interrompem a partida ao ver que alguns torcedores estavam tirando sarro de uma líder de torcida
10 piores tipos de dor que são impossíveis para os seres humanos suportarem